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Itabuna, Bahia, Brazil
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc- Bahia); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Trabalha com Jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências, especialmente a Química.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Utilização do jogo de tabuleiro - ludo - no processo de avaliação da aprendizagem de alunos surdos



Wendel Menezes Ferreira
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento
Relatos de Sala de Aula
Um dos vários entraves encontrados no ensino de química para alunos surdos é a ausência de materiais didáticos que atendam às suas especificidades. Outro entrave que pode ser destacado é o processo de avaliação da aprendizagem escolar, uma prática bastante comum no ambiente escolar em qualquer nível de ensino. Por isso, a proposta deste trabalho foi utilizar um jogo didático (ludo) como instrumento de avaliação da aprendizagem em vez dos instrumentos tradicionais (prova escrita, pesquisas etc.) e verificar o desempenho e a satisfação dos alunos surdos em relação a essa forma de avaliar na disciplina química. Dentre os alunos, 95,8% declararam-se satisfeitos em ter sido avaliados por meio do ludo. Os alunos surdos obtiveram um rendimento médio muito bom. O ludo, portanto, mostrou-se uma importante ferramenta que pode ser usada tanto na avaliação quanto no processo de ensino e aprendizagem.
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