CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICO


Adriano José de Oliveira1

Wilson Botter Junio2

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares3



RESUMO: Este trabalho apresenta a constituição e ações de um clube de ciências com  o objetivo de discutir conceitos químicos por meio de atividades lúdicas. A abordagem  utilizada é a qualitativa do tipo estudo de casos. O clube de ciências foi constituído por  15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Goiânia – Goiás. Foram desenvolvidas 4 atividades durante o ano letivo  que incluíam a  utilização de jogos e a execução de uma atividade lúdico do tipo jogo teatral, além de 
leituras e interpretações de textos científicos. Os resultados mostraram que os clubes de  ciência podem se tornar uma estratégia de avaliação do conhecimento químico e  também um espaço não formal de debate e discussão científica. O clube socializa os  alunos e ainda promove melhorias na sala de aula formal. 
Palavras-chave: Clube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química. 


universidade federal de goiás - Portal de Periódicos Científicos ...

www.seer.furg.br/redsis/article/viewFile/2937/1962
15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de. Goiânia – Goiás ... torno de um tema comum, no caso, o conhecimento científico, parecem ter sua origem no Brasil em ..... H. F. B.; Perfil Químico:debatendo ludicamente o conhecimento científico em nível superior de ensino. Revista ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigos sobre jogos no ensino de Química na Revista Química Nova na Escola

Super trunfo da Tabela Periódica