Quem sou eu

Minha foto
Itabuna, Bahia, Brazil
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc- Bahia); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Trabalha com Jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências, especialmente a Química.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

A INTERFACE ENTRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Cíntia Emanuelly Ramos Magalhães1
 Evanilda Figueiredo Gonçalves da Silva2
 Carolina Brandão Gonçalves3


Resumo: A Alfabetização Científica e a Divulgação Científica são temáticas que, embora  distintas, estão intrinsecamente relacionadas e amplamente discutidas na área do Ensino  de Ciências. Neste artigo, discutimos o significado e a necessidade da Alfabetização  Científica, relacionando-a a Divulgação Científica. Destacamos, em ambas, seu inerente  aspecto social que lida com o acesso do cidadão comum à ciência, conferindo-lhe  informações e subsídios para participar ativamente da sociedade como seres críticos e  conscientes. A metodologia utilizada constituiu-se de pesquisa bibliográfica, tendo como  referência os seguintes autores: Chassot (2011), Lorenzetti e Delizoicov (2001),  Cachapuz et al. (2005), e Durant (2005). Em um primeiro momento, refletimos sobre o  significado do termo Alfabetização Científica, em seguida destacamos suas  possibilidades e necessidade na sociedade atual. E, finalmente, destacamos que a 
Divulgação Científica é fundamental na tarefa de apresentar a ciência ao cidadão, a fim  de que este alcance a condição de alfabetizado cientificamente e possa intervir ativa e  criticamente na sociedade. 
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Divulgação Científica. Ciência. 


A INTERFACE ENTRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ... - uea

www.revistas.uea.edu.br/download/.../arete_v5_n09-2012-p.14-28.pdf
de CER Magalhães - ‎Artigos relacionados
de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia/UEA e ...Segundo Sasseron e Carvalho (2011) há uma variação no uso do termo ... utilizar a expressão “Alfabetización Científica”, como o Gil-Pérez e Vilches, (2001). ..... ANecessária Renovação do Ensino de CiênciasSãoPauloCortez2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário