Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências

Roberto Nardi e Sandra Regina Teodoro Gatti


Resumo

A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década  de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos  conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões  sobre mudança conceitual, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. 
Neste artigo procuramos divulgar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naquele  período; centramos, entretanto, nas principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e  colaboradores. 

Palavras-chave: Construtivismo, Concepções espontâneas, Mudança conceitual, Ensino de Ciências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigos sobre jogos no ensino de Química na Revista Química Nova na Escola

Super trunfo da Tabela Periódica