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Itabuna, Bahia, Brazil
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc- Bahia); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Trabalha com Jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências, especialmente a Química.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira

Wildson Luiz Pereira dos Santos, Inst. de Física, UnB
Eduardo Fleury Mortimer, Fac. de Educação, UFMG


Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS – ciência,  tecnologia e sociedade – vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos  apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e  caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. No  presente artigo, discutimos criticamente os pressupostos desses currículos, de modo a fornecer  subsídios para a elaboração de novos modelos curriculares na área de Ciências da Natureza e  suas Tecnologias os quais possam contemplar a finalidade da educação básica em preparar o  aluno para o exercício consciente da cidadania. 

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