Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa


Bruna Jamila de Castro1
,Priscila Caroza Frasson Costa2
 bruna_jamila@yahoo.com.br , priscilacarozza@uenp.edu.br

Resumo 
Este artigo se propõe a divulgar uma pesquisa sobre as contribuições de um jogo denominado de  “Super Átomo” para o ensino de Química, no Ensino Fundamental. A pesquisa, que combina as  metodologias quantitativa e qualitativa, foi realizada no ano de 2010, sendo pautada na Teoria da  Aprendizagem Significativa de Ausubel e analisou a aprendizagem de 54 alunos provenientes de  escolas públicas do município de Bandeirantes, Paraná, Brasil. Para a coleta dos dados utilizamos  questionários, que foram aplicados antes e após a aplicação do jogo, além de observação direta. Por  meio dos resultados obtidos, influímos que o jogo “Super Átomo” é efetivo no processo de ensino  do conteúdo em questão e que proporciona uma aprendizagem significativa, mostrando-se também  competente em criar um ambiente de descontração e alegria entre os alunos, sendo um real  motivador para o ensino da Química. 

Palavras-chave: lúdico, Ensino Fundamental, ensino de Química.

Artigo completo em:
http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v6n2/v6n2a02.pdf


[PDF] Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química noEnsino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem …

BJ de Castro, PCF Costa - Revista Electrónica de Investigación …, 2011 - SciELO Argentina
... A educação por meio da ludicidade torna o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente ...
pode ser uma forma de instigar no aluno o interesse e a motivação necessários ... afirmaram ainda
que as atividades lúdicas são muito bem aceitas no Ensino Fundamental e Médio ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica