Quem sou eu

Minha foto
Itabuna, Bahia, Brazil
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc- Bahia); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Trabalha com Jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências, especialmente a Química.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Atividades Lúdicas no Ensino de Química


Atividades Lúdicas no Ensino de Química 
Profa. Dra. Orliney Maciel Guimarães 


Para Santana e Rezende (2008), as atividades lúdicas, mais do que serem  aceitas como rotina da educação de alunos no Ensino Fundamental e Médio, cuja  faixa etária varia entre 11 e 17 anos é uma prática privilegiada para a aplicação de  uma educação que vise o desenvolvimento pessoal e a atuação cooperativa na  sociedade, como também instrumento motivador, atraente e estimulador do processo  de construção do conhecimento. Estas atividades podem ser definidas de acordo com  Soares (2004) como uma ação divertida, seja qual for o contexto lingüístico,  desconsiderando o objeto envolto na ação. Se há regras, essa atividade lúdica pode  ser considerada um jogo. O jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas  funções: a lúdica e a educativa, onde as mesmas devem coexistir em equilíbrio, se a 
função lúdica prevalecer, não passará de um jogo2  e se a função educativa for 
predominante será apenas um material didático. 
O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço  espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o  trabalho em grupo e das relações com regras pré-definidas. O mesmo deve ser  inserido como impulsor nos trabalhos escolares. Os jogos são caracterizados como  um tipo de recurso didático educativo que pode ser utilizado em momentos distintos3 como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao  conteúdo, avaliação de conteúdos já desenvolvidos e como revisão ou síntese de  conceitos importantes ao conteúdo. 


Para acessar o trabalho completo vejam o link:
http://www.nre.seed.pr.gov.br/patobranco/arquivos/File/2012/Quimica/jogoscap5.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário