Quem sou eu

Minha foto
Itabuna, Bahia, Brazil
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc- Bahia); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Trabalha com Jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências, especialmente a Química.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: IDÉIAS E PROPOSIÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES

Esta pesquisa , de acordo com o autor,objetivou as idéias e proposições de um grupo  de professores a respeito da contextualização no ensino de química. 
Especificamente, os autores procuraram conhecer que significados atribuem ao se referirem a  práticas de ensino nas quais os conteúdos são socialmente contextualizados, como  refletem sobre essa temática frente a novos conhecimentos e como tais reflexões se  manifestam nos materiais instrucionais por eles elaborados.Tais idéias foram  investigadas a partir de um curso de formação continuada, que procurou promover  discussões e reflexões sobre a temática da pesquisa e a construção de materiais  instrucionais pelos próprios professores (unidades didáticas). Foram discutidas e  analisadas quatro perspectivas de contextualização no ensino, baseadas nos  trabalhos de M. Lutfi, D. Auler e G. Aikenhead. Os materiais instrucionais foram analisados de modo a verificar quais concepções sobre a contextualização se  refletiram nas unidades didáticas elaboradas pelos professores. 

Autor: Erivanildo Lopes da Silva


Para ver a dissertação desse autor acessem: 

Um comentário:

  1. Com certeza uma coisa que tem feito falta...vejo muitas adolescentes perguntando:"Em quê vou usar isso na vida?"Eu acho triste esse cenário....
    Bjosss de fadas...
    http://lulopesfada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir