Exposição Virtual Cadê a Química foi lançada, esta semana, em Juiz de Fora

Sucesso de público que atraiu cerca de 20 mil estudantes no período de um ano e meio, em Juiz de Fora (MG) e cidades vizinhas, a Exposição Cadê a Química, ganhou, nesta semana (12), sua versão virtual. A iniciativa amplia a visibilidade do trabalho de divulgação científica dirigido a alunos do ensino básico e médio, criado no âmbito do Ano Internacional da Química-2011, pela Casa da Ciência, da UFRJ, com a coordenação acadêmica da vice-presidente da SBQ, Cláudia Rezende. A Exposição Virtual reproduz, na web, a incursão que os visitantes fazem pelos diferentes espaços de uma casa. Nessa exploração eles passam a conhecer a identidade química de materiais de construção, alimentos, utensílios domésticos, produtos de higiene e limpeza.
O trabalho de virtualização consistiu em filmar e fotografar as instalações e adaptar esse material para a linguagem da web, com efeitos sonoros e visuais. Foi feito em três meses, e contou com uma equipe de 30 profissionais, que inclui produtores, web designers, fotógrafos e locutores, informa Rodrigo Coelho, um dos coordenadores do projeto, realizado pelo portal Era Digital. O portal é especializado na criação de visitas virtuais a museus e na geração de DVDs com esse conteúdo, que são distribuídos pelo Ministério da Educação e Cultura para a rede pública de ensino.
O projeto representou um novo desafio para os realizadores, explica o coordenador. Diferente do que ocorre com as visitas virtuais a museus, quando o objeto de conhecimento é contemplativo, Cadê a Química exigiu uma abordagem mais interativa para tratar de conceitos de ciência, com o público infantil acostumado à dinâmica dos videogames. A exposição Cadê a Química foi instalada na Casa da Ciência, da UFRJ, em dezembro de 2011, mantendo-se nesse local até junho de 2012. Deslocou-se então para o Museu de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde está há um ano e meio sob a coordenação do professor Eloi Teixeira Cesar. O lançamento da Exposição Virtual contou com a presença do reitor da UFJF, Henrique Duque de Miranda Coelho e da diretora de Educação Básica da CAPES, Carmem Moreira de Castro Neves. Veja aqui a Exposição Virtual. Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigos sobre jogos no ensino de Química na Revista Química Nova na Escola

Super trunfo da Tabela Periódica