Quem sou eu

Minha foto
Itabuna, Bahia, Brazil
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc- Bahia); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Trabalha com Jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências, especialmente a Química.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Exposição Virtual Cadê a Química foi lançada, esta semana, em Juiz de Fora

Sucesso de público que atraiu cerca de 20 mil estudantes no período de um ano e meio, em Juiz de Fora (MG) e cidades vizinhas, a Exposição Cadê a Química, ganhou, nesta semana (12), sua versão virtual. A iniciativa amplia a visibilidade do trabalho de divulgação científica dirigido a alunos do ensino básico e médio, criado no âmbito do Ano Internacional da Química-2011, pela Casa da Ciência, da UFRJ, com a coordenação acadêmica da vice-presidente da SBQ, Cláudia Rezende. A Exposição Virtual reproduz, na web, a incursão que os visitantes fazem pelos diferentes espaços de uma casa. Nessa exploração eles passam a conhecer a identidade química de materiais de construção, alimentos, utensílios domésticos, produtos de higiene e limpeza.
O trabalho de virtualização consistiu em filmar e fotografar as instalações e adaptar esse material para a linguagem da web, com efeitos sonoros e visuais. Foi feito em três meses, e contou com uma equipe de 30 profissionais, que inclui produtores, web designers, fotógrafos e locutores, informa Rodrigo Coelho, um dos coordenadores do projeto, realizado pelo portal Era Digital. O portal é especializado na criação de visitas virtuais a museus e na geração de DVDs com esse conteúdo, que são distribuídos pelo Ministério da Educação e Cultura para a rede pública de ensino.
O projeto representou um novo desafio para os realizadores, explica o coordenador. Diferente do que ocorre com as visitas virtuais a museus, quando o objeto de conhecimento é contemplativo, Cadê a Química exigiu uma abordagem mais interativa para tratar de conceitos de ciência, com o público infantil acostumado à dinâmica dos videogames. A exposição Cadê a Química foi instalada na Casa da Ciência, da UFRJ, em dezembro de 2011, mantendo-se nesse local até junho de 2012. Deslocou-se então para o Museu de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde está há um ano e meio sob a coordenação do professor Eloi Teixeira Cesar. O lançamento da Exposição Virtual contou com a presença do reitor da UFJF, Henrique Duque de Miranda Coelho e da diretora de Educação Básica da CAPES, Carmem Moreira de Castro Neves. Veja aqui a Exposição Virtual. Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário