Atividades Lúdicas para o Ensino de Química

  1. Olá meu povo,andei pesquisando e acabei encontrando alguns trabalhos interessantes sobre atividades lúdicas.
    Aproveitem...



    1. [PDF]

      Uso de Jogos Lúdicos como auxílio para o ensino de Química. Lima ...

      unifia.edu.br/.../ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf
      de EC Lima - ‎Citado por 3 - ‎Artigos relacionados
      2- Química, Doutora em Ciências, Área de Concentração: Química ... Palavras-chaves: JogosAtividade Lúdica, Ensino de Química, Prática de Ensino e Sala de ...São também instrumentos que motivam, atraem e estimulam o ... disciplina, já que osjogos lúdicos são ferramentas importantes no ensino e aprendizagem de.

    2. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias ...

      www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-66662011000200002...sci...
      de BJ de Castro - ‎2011 - ‎Artigos relacionados
      Contribuciones de un juego en la enseñanza y el aprendizaje de la química en la ... Asatividades lúdicas, mais estritamente os jogos, podem assim auxiliar os alunos na ....o estudo das Ciências Naturais de forma exclusivamente livresca, sem ... como ummediador da aprendizagem, cooperando significativamente para o ...

    3. Química Lúdica

      quimicaludicaeliana.blogspot.com/
      23/09/2013 - Carlos Filgueiras dá vida à ciência e à pessoa de Lavoisier .... Autódromo Alquímico como mediador da aprendizagem no Ensinode Química... A influência de jogos e atividades lúdicas no ensino . ... de conceitos científicos. .... instrumentode trabalho no qual omediador, no caso o professor, deve .

    4. [PDF]

      O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro ... - IFRJ

      www.ifrj.edu.br/webfm_send/3039
      jogo didático, constatou-se maior aprendizado dos alunos sobre o tema meio ambiente, mostrando a ..... da maioria das escolas como instrumento de ensino. Segundo ... Segundo Moratori (2003), o uso da atividade lúdica pode favorecer ao ....processo de estruturação curricular de ciências físicas, químicas, biológicas e.
      Você visitou esta página 2 vezes. Última visita: 21/10/13
    5. [PDF]

      Química Encantada: Os jogos no ensino da Química - FGF

      www.nead.fgf.edu.br/...quimica/JOSEILA_APARECIDA_BERGAMO.p...
      ... de uma forma geral. Palavras chave: QuímicaAtividades Lúdicas, Educação. ....Por outro lado, o desenvolvimento da aprendizagem de ciências naturais ...... Omediador, no caso o professor, deve oferecer possibilidades na construção .... que a utilização do jogo como instrumento de revisão de conteúdos é uma das.
    6. [PDF]

      Universidade de São Paulo Instituto de Física Instituto de Química ...

      www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../Eliana_Moraes_de_Santana.pdf
      31/05/2012 - mediador da aprendizagem no Ensino de Química. Dissertação de ...Área de Concentração: Ensino de Ciências. Unitermos: 1. ... As hipóteses de trabalho a priori são que atividades lúdicas e jogos desse tipo podem. (i) favorecer a ... Figura 2.3 Instrumentos Lúdicos adaptados dos filmes Harry Potter .

    7. Projeto Experimentoteca - CDCC - USP

      www.cdcc.usp.br/exper/medio/
      Entendendo material didático como um instrumento mediador entre o aluno e o ...1982) ii) o papel da História da Ciência na aprendizagem escolar (Canguilhen, 1983;... e continuada de professores de Biologia, Física, Química e Matemática. .... e jogoscom atividades lúdicas sobre o ensino de Ciências e de Matemática.

    8. [PDF]

      atividades lúdicas como material didático para o ensino e ...

      prope.unesp.br/xxi_cic/27_36558175843.pdf
      motivação aos alunos para o estudo de química são as atividades lúdicas ... jogosem sala de aula podem tornar o ensino e aprendizagem de química ... aula, o professor passa a atuar como mediador entre o conhecimento ... utilizado comoinstrumento de ... ROSSETO, L. O uso do lúdico no ensino de ciências naturais.

    9. [PDF]

      As TIC eo lúdico no Ensino de Química: potencialidades de um jogo ...

      www.isapg.com.br/2011/ciepg/download.php?id=110
      ensino já não são suficientes para proporcionar a aprendizagem... um lugar intermediário entre a informação e os alunos, sendo um mediador que .... o estudo dasCiências Naturais de forma exclusivamente livresca, sem interação ... coloca oinstrumento da tecnologia como o centro da atividade, mas sim como uma.

    10. [PDF]

      no ensino de química - eduquim

      www.eduquim.ufpr.br/matdid/prodocencia/quimica.pdf
      Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química,. Matemática e ...uso de atividades lúdicas como recursos didáticos no ensino de Química. Todas as.... O Uso de Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem. As atividades lúdicas ...O lúdico é um importante instrumento de trabalho, o mediador, no caso o ...


      1. [PDF]

        UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL

        www.uems.br/portal/biblioteca/repositorio/2011-07-01_14-12-12.pdf
        trabalho destacam-se: propor um jogo para o ensino de Química Ambiental, melhorar as ... A atividade lúdica foi desenvolvida em uma turma do segundo ano, matutino, ....2.1 DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA..... A apresentação dos conteúdos relacionados às Ciências Naturais durante o Ensino Médio.
      2. [PDF]

        Actividades lúdico-práticas no ensino da Geologia ... - IGEO- Unicamp

        www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v6_2/.../TD_6_2_A7_Constante.pdf
        de A Constante - ‎Artigos relacionados
        As duas actividades lúdico-práticas foram aplicadas a 71 alunos de uma ...Administraram-se instrumentos de recolha de dados como, por exemplo, .... e daaprendizagem das ciências, a sua utilização surge ... quanto o desenvolvimento social e o jogo constitui uma ..... abordados nas aulas de Ciências Naturais, permi-.
      3. [PDF]

        EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM CADERNO DE - Educadores

        www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/.../caderno_expectativas.pdf
        de todos, podem se tornar instrumentos fundamentais para a ... O Caderno de Expectativas de Aprendizagem, elaborado ... CIÊNCIAS . ...... Compreenda a ocorrência de fenômenos meteorológicos, catástrofes naturais e sua relação com ....Relacione aspectos do esporte com os jogos, experimentando vivências lúdicas.
        Você visitou esta página 2 vezes. Última visita: 24/08/13
      4. [PDF]

        Ensinar e Aprender Ciências no Ensino Fundamental com ...

        www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1686-8.pdf
        de MAG Wilsek - ‎Citado por 4 - ‎Artigos relacionados
        dos processos de ensino-aprendizagem que vai desde uma mudança dos papéis: ...propõe um Ensino de Ciências com atividades investigativas através da .... Ciências Naturais na escola fundamental, contribuindo para o planejamento de seu ...observação, a atividade experimental, os recursos instrucionais e lúdicos.
      5. [PDF]

        A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS: uma proposta ... - IFTO

        propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3948/2742
        1, 2 e 3 Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas – IFTO – Campus ...sobre o lúdico, sua importância no processo de ensino aprendizagem, bem como o ...Dentre os resultados alcançados tem-se a proposição de atividades lúdicas...somadas às atitudes sociais de respeito ao colega, das regras do jogo, de.
      6. [PDF]

        Página 1 de 78 MONOGRAFIA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA ...

        www.cecimig.fae.ufmg.br/wp.../2007/.../monografia-eduardo-cardoso.p...
        de EDAS CARDOSO - ‎Artigos relacionados
        ... mediador. 6.2- CBC_ Conteúdos básicos curriculares de ciências ... de jogoscomo instrumentos mediadores com a busca constante de aperfeiçoamento do ... se o conceito de jogo como mediador no processo de ensino-aprendizagem.... do tipoatividade lúdica e do tipo sistema de regras (game, em inglês). Os dois ...
        Você visitou esta página 2 vezes. Última visita: 31/08/13
      7. [PDF]

        Equipamentos e materiais didáticos - Ministério da Educação

        portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf
        de M da Educação - ‎Artigos relacionados
        Dada a natureza dos conteúdos abordados, a realização das atividades propos- ....aprendizagem acontecia mais facilmente quando o objeto de .... antepassados com o aspecto lúdico das formas de ensinar, ... Eles cumprem a função de mediação e não.... visando à economia de recursos naturais ou à preserva- ção das ...
      8. [PDF]

        Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

        portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf
        Matemática nesse nível escolar, em decorrência do aprendizado dessas ..... Entender e aplicar métodos e procedimentos próprios das Ciências Naturais......conhecimentos e valores que possam servir de instrumentos mediadores da ......atividades lúdicas, nos quais o aluno deve se sentir desafiado pelo jogo do.
      9. [PDF]

        jogo da memória consciente, uma proposta de ensino

        www.ensinosaudeambiente.com.br/eneciencias/anaisiiieneciencias/.../T14...
        III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da S aúde e do A m biente ... Memória Consciente foi criado com os objetivos de trabalhar de forma lúdica e ... atividadesescolares pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem... Sendo assim o jogo como instrumento pedagógico implica em que o ..... Ciências naturais.
      10. [PDF]

        O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA EM ESPAÇOS ... - NUTES/UFRJ

        www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1170-2.pdf
        vários conceitos desta área e estimular o aprendizado de crianças e jovens. ...referentes às ciências naturais e de Química, para crianças e jovens em diferentes faixas ... prática na construção de instrumentos didático-pedagógicos” com o propósito de ... estrategicamente, tais como jogosatividades lúdicas, brinquedos, ...











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica