Algumas sugestões de livros para o ensino e aprendizagem de ciências

Olá pessoal, hoje estou postando algumas sugestões de livros para quem é da área de ensino de ciências. Em breve teremos novidades em relação ao ensino de química mais especificamente... Aproveitem e boa leitura! 
Bjos

Física de partículas: uma abordagem conceitual & epistemológica

ISBN 9788578611132
Páginas: 143
Pedidos: http://www.livrariadafisica.com.br
Apresentação

Estamos em pleno século XXI, mas a Física ensinada na escola é a do século XIX. Um verdadeiro absurdo. Por mais importante que seja a Mecânica Newtoniana dentro da Física, começar por ela o ensino da Física, e desde uma perspectiva formalista, tem sido um grande fracasso. Só não reconhece quem não quer. Faria muito mais sentido e seria muito mais motivador se a física do ensino médio fosse mais conceitual se abordasse Física Moderna e Contemporânea.

Marco Antonio Moreira
Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares

ISBN 9788578611118
Páginas: 179
Pedidos: http://www.livrariadafisica.com.br
Apresentação

Este livro reúne uma coletânea de artigos sobre aprendizagem significativa. O primeiro deles apresenta, na visão do autor, uma descrição da teoria clássica da aprendizagem significativa tal como proposta por David Ausubel em 1963 e por ele reiterada em 2000. Os demais já foram apresentados em congressos ou publicados em periódicos. Dois deles buscam destacar o papel indispensável da linguagem e da interação social na aprendizagem significativa, particularmente em episódios de ensino. Três outros tratam de instrumentos facilitadores da aprendizagem significativa propostos por Ausubel ou por continuadores do seu trabalho: os organizadores prévios, os mapas conceituais e os diagramas V.

Marco Antonio Moreira
Metodologias de pesquisa em ensino

ISBN 9788578611101
Páginas: 242
Pedidos: http://www.livrariadafisica.com.br
Apresentação

Este livro é uma recompilação de textos de apoio sobre metodologias de pesquisa em ensino, particularmente de ciências. Foram escritos para serem usados independentemente uns dos outros. Por consequencia, apresentam certas superposições. O primeiro capítulo é mais abrangente, enfocando tanto aspectos quantitativos como qualitativos da metodologia da pesquisa em ensino. O segundo trata somente de métodos qualitativos enquanto o terceiro se ocupa apenas de métodos quantitativos. O quarto, por sua vez, aborda a redação de trabalhos científicos, já que a pesquisa deve sempre gerar publicações científicas. Ainda que alguns tópicos possam estar repetidos nos diferentes capítulos, os textos são complementares e podem auxiliar na diferenciação progressiva de alguns conceitos.

Marco Antonio Moreira
Epistemologias do Século XX

ISBN: 978-85-12-79150-0
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Páginas: 208
Pedidos: http://www.epu.com.br
Apresentação

Este livro é, basicamente, uma coletânea de textos, cada um deles apresentando, de modo introdutório, uma epistemologia da ciência, ou seja, uma teoria do conhecimento científico. Embora, classicamente, o conceito de epistemologia se aplique ao estudo e validação do conhecimento humano, em geral, aqui o estamos empregando como se referindo ao estudo do conhecimento científico.
É importante considerar que são pequenas monografias, textos iniciais e, como tal, destacam apenas aspectos principais da postura de cada epistemólogo. Para uma visão mais completa de suas concepções epistemológicas, é preciso, necessariamente, recorrer às obras básicas citadas ao final de cada texto.
Cabe também destacar que são textos independentes, de modo que cada um pode ser lido, ou usado como material instrucional, independentemente dos demais. Por isso, não são exatamente capítulos.

Marco Antonio Moreira e Neusa Teresinha Massoni
Teorias de Aprendizagem
ISBN: 978-85-12-32180-6
Formato: 15,5 x 21,5
Páginas: 248
Pedidos: http://www.epu.com.br
Apresentação

Teorias de aprendizagem é assunto importante para professores em exercício e em formação. As estratégias de ensino, enfoques didáticos, materiais instrucionais, reformas curriculares sempre subjazem teorias de aprendizagem. Por exemplo, há alguns anos falava-se muito em tecnologia educacional, definição operacional de objetivos, reforço positivo, instrução programada. Hoje, o ensino deve ser construtivista e facilitar a aprendizagem significativa. Deve, também, estar centrado no aluno e levá-lo a aprender a aprender.
Quais são as teorias subjacentes a estas ideias comportamentalistas, em uma época, cognitivistas e humanistas em outras? Por exemplo, o behaviorismo de Skinner, o construtivismo de Piaget, a aprendizagem significativa de Ausubel e Novak, o humanismo de Rogers? Estas e muitas outras “teorias de aprendizagem” estão enfocadas, de maneira bastante acessível, neste livro.
Diferentemente de outros livros sobre teorias de aprendizagem, nos quais as teorias não aparecem claramente definidas, este apresenta cada uma delas de maneira separada e independente das demais. Se o leitor estiver interessado apenas em uma ou outra teoria, poderá ir diretamente a ela sem ter que passar por nenhuma outra. Esta é uma característica desta obra que a torna extremamente versátil não só para o leitor isolado, mas também em cursos sobre teorias de aprendizagem ou de fundamentação teórica para a metodologia do ensino e para a pesquisa em ensino/aprendizagem. O professor desses cursos poderá selecionar, dentre as várias teorias, aquelas que interessam aos seus objetivos, sem ter que se preocupar com as demais.

Marco Antonio Moreira
Teoria Quântica - Estudos históricos e implicações culturais
ISBN 978-85-7879-060-8
ISBN 978-85-7861-092-0
Formato: 17 x 24cm
Páginas: 454
Pedidos: Editora da Universidade Estadual da Paraíba
http://eduepb.uepb.edu.br
e-mail: eduepb@uepb.edu.br
Apresentação

A presente obra - Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais - é uma coletânea de trabalhos que exploram aspectos da história dessa teoria científica, desde sua criação aos desenvolvimentos ulteriores, incluíndo a controvérsia sobre os seus fundamentos e sobre suas implicações filosóficas e culturais. Discute também problemas relacionados à pesquisa sobre o ensino e a difusão cultural dessa teoria, bem como os usos, e abusos, que aí podem aparecer.

Olival Freire Jr.
Osvaldo Pessoa Jr.
Joan Lisa Bromberg
Ensino superior: bases teóricas e metodológicas
ISBN: 978-85-12-30830-2
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Páginas: 228
Pedidos: Editora Pedagógica e Universitária
www.epu.com.br
vendas@epu.com.br
Apresentação

Para ensinar é fundamental saber os conteúdos que se pretende que os alunos aprendam significativamente. Mas não é suficiente. É preciso saber como ensiná-los. Paradoxalmente, em particular no ensino superior, não se dá muita atenção ao como ensinar. O resultado é, de parte dos alunos, uma aprendizagem grandemente mecânica, memorística, sem significado, esquecida logo após as provas e, de parte dos professores, uma frustração ou um fechar de olhos para o problema.

Por que, então, não procurar subsídios teóricos e metodológicos para organizar o ensino de modo que através dele se busque promover uma aprendizagem significativa? É justamente isso que se propõe esse livro. Trata-se de uma coletânea de textos, escrtos em linguagem acessível, sobre teorias de aprendizagem e estratégias de ensino para que professores organizem, e mudem, suas práticas docentes. Não são receitas, são ideias, subsídios, sugestões, aplicáveis ao ensino presencial ou a distância.

Marco Antonio Moreira
Eliane Angela Veit
Mapas conceituais e aprendizagem significativa
ISBN 978-85-7928-005-4
Pedidos: Editora Centauro
www.centauroeditora.com.br
editoracentauro@terra.com.br
Apresentação

Este é um livro para quem quer trabalhar com mapas conceituais a fim de facilitar a aprendizagem de conceitos.

Diferentemente de muitos esquemas, ou diagramas, comumente chamados de mapas conceituais, por não envolverem fórmulas matemáticas ou formalismos equivalentes, neste livro mapas conceituais são abordados como mapas de conceitos e relações entre conceitos.

São dados inúmeros exemplos de mapas conceituais em diferentes áreas do conhecimento, nas perspectivas de ensino, da avaliação da aprendizagem e da análise de conteúdo curricular.

São também dadas sugestões de como utilizar mapas conceituais na sala de aula como instrumentos facilitadores da aprendizagem significativa.

Essa aprendizagem depende do conhecimento prévio do aprendiz, de sua intencionalidade para aprender e da captação de significados. Mapas conceituais podem ajudar a levar em conta o conhecimento prévio do aluno e nele criar a predisposição para aprender, mas são muito úteis, sobretudo, na negociação que leva à captação de significados.

Além de exemplificar os mapas conceituais e discutir seu papel na aprendizagem significativa este texto também busca distingui-los de outros diagramas conceituais.

Marco Antonio Moreira
La teoría del aprendizaje significativo en la perspectiva de la psicología cognitiva
Edición Digital ISBN 978-84-9921-084-1
Edición Impresa ISBN 978-84-9921-290-4
Formato 17 x 24 cm. 223 pp.

Pedidos: Editorial Octaedro
http://www.octaedro.com
Apresentação

La Teoría del Aprendizaje Significativo es uno de los posibles acercamientos que, guiado por la psicología cognitiva, se plantea qué es lo que ocurre cuando un individuo procesa información y la convierte en conocimiento.

Esta obra analiza algunas de las teorías más relevantes que tratan los procesos implicados en la cognición: la Teoría de los Modelos Mentales (Johnson-Laird), la Teoría de los Campos Conceptuales (Vergnaud) y la Teoría del Aprendizaje Significativo (Ausubel). Las dos primeras son aproximaciones teóricas que pueden constituir un marco de referencia cognitivo, más actual, de los principios expuestos por Ausubel, en los que se centra esta obra. En resumen, el objetivo de estos ensayos es procurar una visión conjunta de todos estos constructos teóricos para facilitar su comprensión y aplicación, una relectura e interpretación cognitiva contemporánea de una etiqueta tan usada y manida como es la del aprendizaje significativo, que favorezca su uso coherente tanto en el aula como en la investigación en educación.

Mª Luz Rodríguez Palmero
A Teoria da Aprendizagem Significativa - Sua Fundamentação e Implementação
134 págs.
ISBN 9789724040400
Pedidos: Editora Almedina
www.almedina.net
editora@almedina.net
Apresentação

Neste livro, os autores baseiam-se nas suas experiências para apresentar um tratado conciso sobre os fundamentos epistemológícos necessários para compreender a aprendizagem significativa e uma visão geral cuidadosa das ideias-chave e das práticas necessárias para alcançar altos níveis de aprendizagem significativa e de compreensão nas escolas e nas universidades.

Este livro pode servir como um guia conveniente para todo o educador que procura compreender melhor o poder da aprendizagem significativa e que procura novos caminhos para melhorar o ensino que tem por finalidade elevar os esforços dos aprendizes para se tornarem autónomos.

Jorge António Valadares
Marco Antonio Moreira
Learning, Creating, and Using Knowledge
Formato: 6 x 9; 328 pgs
PB: 978-0-415-99185-8
HB: 978-0-415-99184-1
Pedidos: Taylor & Francis Books Inc.
orders@taylorandfrancis.com
Apresentação

This fully revised and updated edition of Learning, Creating, and Using Knowledge recognizes that the future of economic well-being in today's knowledge and information society rests upon the effectiveness of schools and corporations to empower their people to be more effective learners and knowledge creators. Novak's pioneering theory of education presented in the first edition remains viable and useful. This new edition updates his theory for meaningful learning and autonomous knowledge building along with tools to make it operational, that is, concept maps, created with the use of CMapTools and the V diagram.

The theory is easy to put into practice, since it includes resources to facilitate the process, especially concept maps, now optimised by CMapTools software. CMapTools software is highly intuitive and easy to use. People who have until now been reluctant to use the new technologies in their professional lives will find this book particularly helpful. Learning, Creating, and Using Knowledge is essential reading for educators at all levels and corporate managers who seek to enhance worker productivity.

Prof. Joseph Novak
Aprendizaje Significativo: Teoría y Práctica
ISBN 84-7774-137-9
Pedidos: www.visordis.es
Apresentação

El concepto de aprendizaje significativo está con nosotros por lo menos desde los años sesenta cuando David Ausubel (1963, 1968) propuso su teoría del aprendizaje verbal significativo. Sin embargo, la popularidad de este concepto en el contexto educativo es mucho más reciente. Hoy en día una buena enseñanza debe ser constructivista, promover el cambio conceptual y facilitar el aprendizaje significativo. Dicho concepto es hoy tan utilizado, y de manera tan descuidada, que corre el riesgo de ter trivializado y quedar inútil.
Teniendo en cuenta eso, el primer objetivo de este libro es de rescatar los significados iniciales del concepto de aprendizaje significativo según la propuesta original de Ausubel. Este objetivo se intenta alcanzar en el capítulo uno que es el capítulo básico del libro.
No obstante, la obra tiene también la intención de presentar, en el capítulo 2, el aprendizaje significativo bajo la óptica de Novak y Gowin (1988), así como de hacer, en el capítulo 3, un análisis crítico del uso de los más conocidos instrumentos facilitadores del aprendizaje significativo, los mapas conceptuales y los diagramas V.
El cuarto capítulo está dedicado a una interpretación del cambio conceptual a la luz de la teoría del aprendizaje significativo. Finalmente, en el capítulo cinco se argumenta que a pesar de que se pueda hablar de aprendizaje significativo, incluso en otras perspectivas teóricas como, por ejemplo, en las de Piaget, Vygotsky, Kelly o en la reciente teoría de los modelos mentales, desde el punto de vista de la enseñanza es más útil la visión original de Ausubel.
Respecto al autor se puede destacar a título de presentación que tiene una dilatada experiencia en el estudio y divulgación de la teoría del aprendizaje significativo, así como en su utilización como sistema de referencia para organizar la enseñanza. Su primer libro sobre el aprendizaje significativo es de 1982 (Moreira y Masini) y su primer artículo respecto a los mapas conceptuales es de 1978. Desde esta época ha trabajado sistemáticamente con esta teoría, en particular en la enseñanza de las ciencias.

Marco Antonio Moreira
Educação Científica: Controvérsias Construtivistas e Pluralismo Metodológico

ISBN 85-7216-413-8
Pedidos: EDUEL (Editora da Universidade Estadual de Londrina)
Biblioteca Universitária, 119p, 2005
distribuicao.editora@uel.br
http://www.uel.br/editora/
Apresentação

A experiência de trabalho do autores junto à pesquisa em educação científica levou-os a publicar, nas revistas da área, uma série de artigos com outros colaboradores, que gora estão reunidos numa única edição. Com a possibilidade de não estar preso ao número limitado de páginas das revistas, pôde se aqui revisar e avançar em algumas reflexões, ao mesmo em que se deu ao corpo de idéias uma maior continuidade e integração, fugindo, portanto, de uma simples justaposição de trabalhos anteriores. Esta publicação procura resgatar e colaborar com uma coletânea de análises divergentes que abordam os fundamentos epistemológicos e ontológicos construtivistas, quando estes se voltam à educação científica. Completando essas análises, busca-se contribuir com as críticas que vêm sendo feitas às orientações instrucionais fundamentas num disseminado pensamento pedagógico construtivista, que muito influencia a prática de ensino atual. O trabalho surge dessas críticas e é inspirado numa leitura epistemológica feyerabendiana, sugerindo assim uma abordagem para o ensino de ciências naturais, numa espécie de estratagema didático anárquico ou de “vale tudo” metodológico, o qual mostra-se potencialmente mais eficaz para a aprendizagem, na medida em que procura dar conta da complexidade de questões que surgem em sala de aula. Pelo interesse do tema desenvolvido, o livro pode ser aproveitado como instrumento de aperfeiçoamento da prática ou de formação do conjunto de professores e professoras que se dedicam à educação científica nos diferentes níveis de ensino, extrapolando a limitada esfera de pesquisadores.

Carlos Eduardo Laburú
Marcelo de Carvalho
Supercondutividade

ISBN: 858862534-9
Pedidos: Editora Livraria da Física
http://www.livrariadafisica.com.br
Apresentação

Este livro busca estimular o professor de ensino médio a tratar de um tópico de Física contemporânea es suas aulas - a supercondutividade - a partir de uma abordagem qualitativa deste impressionante fenômeno. O objetivo central é discutir aspectos essenciais de sua descrição: propriedades básicas, teoria da supercondutividade, supercondutores do tipo II, principais aplicações tecnológicas e a pesquisa no Brasil.

Fernanda Ostermann
Paulo Pureur
Representações Mentais, Modelos Mentais e Representações Sociais

ISBN 85-904420-5-3
Pedidos: ienci@if.ufrgs.br
Apresentação

Os três textos desta coletânea foram inicialmente elaborados como material de apoio para estudantes do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos, Espanha, desenvolvido nessa Universidade com a colaboração de pesquisadores do Grupo de Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, através de um convênio existente entre as duas Universidades.

Posteriormente, tais textos foram revisados para servir como material instrucional em dois minicursos sobre Representações Mentais e Representações Sociais, ministrados pelo organizador desta coletânea, um no II Encuentro Iberoamericano sobre Investigación Básica en Educación en Ciencias, realizado em Burgos, Espanha, de 21 a 24 de setembro de 2004, e outro no IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, ocorrido em Jaboticatubas, MG, Brasil, de 26 a 29 de outubro de 2004.

Tanto no caso do doutorado como no dos minicursos a audiência esteve constituída por pesquisadores em educação em ciências, e é para estes que a presente coletânea se destina. Seu objetivo é fornecer subsídios teóricos para a pesquisa em educação em ciências, assim como alguns elementos metodológicos.

Os textos são indepententes; podem ser usados isoladamente sem prejuízo de compreensão ou continuidade. Por outro lado, estão correlacionados, pois modelos mentais são representações mentais e representações sociais são construções sócio-cognitivas.

Ressalte-se ainda, que, como não poderia deixar de ser em se tratando de textos de apoio, cada um deles inclui uma bibliografia básica sobre o assunto.

Marco Antonio Moreira
A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, o Ensino de Ciências e a Investigação Nessa Área

ISBN 859044202-0
Pedidos: ienci@if.ufrgs.br
Apresentação

Esta coletânea de artigos sobre a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud tem o objetivo de divulgar essa teoria entre professores de ciências e pesquisadores em ensino de ciências.

Embora tal teoria seja muito conhecida na área da educação matemática, ela é, ainda, praticamente desconhecida no campo do ensino de ciências e na pesquisa nesse campo.

No entanto, creio que bastará a leitura de apenas um desses artigos para que o leitor perceba a potencialidade dessa teoria como referencial teórico para interpretar as dificuldades conceituais dos alunos em ciências, para delinear estratégias que os ajudem a superá-las e para investigar a conceitualização no sujeito que aprende ciências.

Todos os artigos foram publicados, recentemente, em revistas de ensino de ciências, de modo independente. Em conseqüência, há um certo grau de superposição entre eles. Sua agregação em uma coletânea tem por finalidade facilitar a difusão do assunto e sua capacidade explicativa. Nesse sentido, considerando a complexidade da teoria, a repetição pode até facilitar sua compreensão através de uma diferenciação progressiva.

O primeiro artigo é basicamente descritivo da teoria, destacando seus conceitos e proposições fundamentais. O segundo retoma a descrição, mas vai além dela ao articular esquemas de assimilação e modelos mentais através dos invariantes operatórios, propondo, assim, uma integração de distintos referenciais teóricos que favorece uma melhor compreensão dos processos cognitivos postos em jogo na aprendizagem de ciências. Os dois outros artigos também descrevem aspectos da teoria, mas apenas o suficiente para fundamentar as pesquisas neles descritas.

Marco Antonio Moreira
La Teoría de los Campos Conceptuales de Vergnaud, la Enseñanza de las Ciencias y la Investigación en el Área

ISBN 85-904420-4-7
Pedidos: ienci@if.ufrgs.br
Apresentação

Los artículos que integran este libro tienen como objetivo difundir la teoría de los campos conceptuales de Gérard Vergnaud entre profesores de ciencias e investigadores en enseñanza de las ciencias.

Aunque dicha teoría sea muy conocida en el área de la educación matemática, es prácticamente desconocida en el ámbito de la enseñanza de las ciencias y de la investigación en ese campo.

Sin embargo, creo que bastará al lector leer tan sólo uno de estos artículos para percibir la potencialidad de esta teoría como referente teórico para interpretar las dificultades conceptuales de los alumnos en ciencias, para diseñar estrategias que los ayuden a superarlas y para investigar la conceptualización en el sujeto que aprende ciencias.

Todos los artículos han sido publicados recientemente en revistas de enseñanza de las ciencias, de manera independiente. En consecuencia hay un cierto grado de superposición entre ellos. La agregación en un libro tiene por finalidad facilitar la difusión del tema y mostrar la capacidad explicativa de la teoría que nos ocupa; por ello, y dada la complejidad de la misma, la reiteración se hace necesaria, en aras de una mejor comprensión de su fundamento teórico.

Los primeros artículos son básicamente descriptivos de la teoría; el primero de ellos da cuenta de sus elementos, conceptos y características fundamentales desde una perspectiva general. En el segundo, se retoman algunos de estos rasgos y se aplican específicamente a la enseñanza de las ciencias y a su investigación. El tercero ya va más allá de la descripción pues articula esquemas de asimilación y modelos mentales a través de invariantes operatorios; se plantea, así, una propuesta de integración de dos referentes teóricos distintos, lo que favorece una mejor comprensión de los procesos cognitivos puestos en juego en el aprendizaje de la ciencia. Los dos capítulos restantes presentan y describen investigaciones realizadas a la luz de esta teoría, uno en el ámbito de la Física y el otro en el campo de la Biología; pretenden servir como ejemplo de su utilizad y potencialidad en el áre que nos ocupa.

Marco Antonio Moreira
Aprendizaje Significativo: Interacción Personal, Progresividad y Lenguaje

ISBN 84-96394-00-X
Pedidos: Servício de Publicaciones Universidad de Burgos
Servicios Centrales. Edif. Biblioteca Universitaria
Plaza de la Infanta Doña Elena, s/n
09001 Burgos, España
publicaciones@ubu.es
Apresentação

Este libro está constituído por tres ponencias presentadas en el IV Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo realizado en Maragogi, AL, Brasil, del 8 al 12 de septiembre de 2003.
Los autores se han puesto de acuerdo para que las tres ponencias fuesen complementarias y formasen un todo coherente. Sin embargo, como son ponencias independientes cada una tiene su propia estructura y no depende de las otras dos, lo que, inevitablemente, ha generado pequeñas superposiciones.
El objetivo de las ponencias, aquí presentadas como capítulos, es, por un lado, el de rescatar los significados originales del constructo aprendizaje significativo e insistir en ellos y, por outro lado, destacar el carácter progresivo del aprendizaje significativo, así como destacar el papel fundamental de la interacción personal y del lenguaje en su facilitación y consecución.
El mensaje que se quiere transmitir es que hay que prestar atención a los significados originales del constructo, por una parte, y por outra enfatizar la idea de que la interacción social y el lenguaje son mucho más importantes para alcanzar un aprendizaje significativo que cualquier estrategia didáctica específica. Asimismo, hay que tener siempre en cuenta la progresividad del aprendizaje significativo.

Marco Antonio Moreira
Mª Concesa Caballero Sahelices
Mª Luz Rodríguez Palmero
Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel

ISBN 85-88208-76-8
Pedidos: editoracentauro@terra.com.br
http://www.centauroeditora.com.br
Apresentação

Este livro resulta de uma amizade e de um seminário, ambos tendo a ver com a teoria de Ausubel. A amizade nasceu de um encontro casual há muitos anos atrás. Conversa vai, conversa vem, descobrimos que havíamos usado a teoria de Ausubel como fundamentação teórica de nossas teses, uma no ensino de Física e outra no de Biologia. O seminário foi realizado em Campinas de 10 a 15/12/1978, com o patrocíonio da CAPES (Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) e do antigo DAU (Departamento de Assuntos Universitários), sob o título "Seminário sobre Aprendizagem e Ensino ao Nível da Escola Superior". Na verdade, fou uma espécie de curso sobre as abordagens de Carl Rogers, B.F. Skinner, David Ausubel e Jean Piaget sobre a aprendizagem e suas implicações para o ensino. Ficamos encarregados da abordagem ausubeliana e, conseqüentemente, de preparar ou selecionar alguns materiais sobre a teoria de Ausubel que pudessem ser usados no seminário. Partimos logo para a preparação de um texto, pois sabíamos que, na época, pouco ou nada havia sobre Ausubel em português que servisse aos objetivos do seminário e que, por várias razões, não faria o menor sentido usar textos originais. chegamos, então, ao que se poderia chamar de versão preliminar deste livro: uma apostila mimeografada contendo um resumo da teoria e alguns exemplos. Discutindo como deveria ser essa apostila ocorreu-nos que, se ela passasse pelo teste do seminário, poderia ser revisada reformulada e ampliada de modo a tornar-se um pequeno livro sobre a teoria de Ausubel.

Marco Antonio Moreira
Elcie F. Salzano Masini
Analogias, Leituras e Modelos no Ensino da Ciência

ISBN 85-7531-216-2
Pedidos: escrituras@escrituras.com.br
http://www.escrituras.com.br
Apresentação

A idéia de reunir em uma única publicação o conjunto de textos que compõem este livro é o resultado de algumas interações frutíferas. Elas possibilitaram a intersecção de preocupações, objetivos e propostas de solução de problemas identificados no ensino da ciência.

O intercâmbio entre o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - Unesp, Campus de Bauru - e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências e Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - iniciou a colaboração na realização conjunta de trabalhos de investigação pelos organizadores dessa publicação.

Roberto Nardi
Maria José P.M. de Almeida
A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias

ISBN 85-7429-528-0
Pedidos: editora@unijui.tche.br
http://www.editoraunijui.com.br
Apresentação

O livro que aqui apresentamos se refere à pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil, com ênfase nas metodologias de pesquisa empregadas por diferentes grupos de todo o país. A concepção desse projeto surgiu a partir da reflexão generalizada na área sobre as dificuldades de encontrar material bibliográfico especificamente direcionado aos aspectos metodológicos da pesquisa em Ensino de Ciências para a formação de mestres e doutores. Todos os materiais utilizados nas disciplinas de metodologia de pesquisa dos cursos de Pós-Graduação provêem da Educação, Ciências Sociais ou do trabalho de garimpagem em revistas internacionais. Isto certamente dificulta o trabalho dos formadores e, além disso, não permite ao pós-graduando reconhecer a identidade nacional da área

Flávia Maria Teixeira dos Santos
Ileana María Greca
Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos

ISBN 9788575852507
Pedidos:www.vetoreditora.com.br
Apresentação

Este livro propõe uma reflexão sobre o aprender que propicia ao ser humano o uso de sua capacidade de compreender e elaborar ou, em outras palavras, aprender com significado.

Em linhas gerais o que se oferece são subsídios teóricos e epistemológicos sobre o aprender em situação formal de ensino e em situações não especificadas, e discutir lacunas e comprometimentos do aprender com exemplos em diferentes áreas de pesquisa.

Os capítulos têm uma linha mestra que é sugerida no título do livro Aprendizagem Significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos.

Esta publicação terá atingido seu objetivo se alertar para a importância das condições oferecidas para que ocorra o aprender com significado e realizado sua meta central se ficar evidenciado que, para dimensionar comprometimentos no desenvolvimento da aprendizagem, é indispensável uma análise cuidadosa das lacunas nas condições requeridas para esse aprender.

Elcie F. Salzano Masini
Marco Antonio Moreira

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