Quem sou eu

Minha foto
Itabuna, Bahia, Brazil
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc- Bahia); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Trabalha com Jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências, especialmente a Química.

domingo, 8 de setembro de 2013

ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES


ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES

Karine Raquiel HALMENSCHLAGER1

RESUMO
Muitas são as discussões no cenário educacional, em especial nos últimos anos, acerca do currículo  escolar e as possibilidades de reconstruí-lo. Considerando esse contexto, buscou-se fazer o  levantamento de propostas de Abordagem Temática que estão em desenvolvimento no âmbito do  ensino de Ciências. Foram considerados para o levantamento periódicos e atas de alguns dos  eventos nacionais que divulgam a pesquisa em Ensino de Ciências e em Educação. As produções  encontradas estão balizadas em diferentes fundamentações teóricas e se apresentam sob diferentes  denominações, entre as quais se destacam: A Abordagem Temática na perspectiva freiriana,  Currículos com ênfase em CTS, proposta que busca articular a Abordagem Temática na perspectiva  freiriana e CTS, os Temas Conceituais e a Situação de Estudo. Aponta-se a existência de aspectos  que orientam a seleção de temas em cada uma dessas propostas. Além da organização a partir de  temas, as propostas apresentam outro ponto de convergência: a participação efetiva dos professores  na elaboração dos programas escolares. Desse modo, sinaliza-se que o processo de reconfiguração  curricular na escola básica pode se configurar como espaço de formação continuada, sob uma  perspectiva crítica, contribuindo para o resgate da autonomia do professor.
Palavras – Chave: Ensino de Ciências, reconfiguração curricular, Abordagem Temática. 


Acessem o trabalho completo no link: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário