ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES
ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES
Karine Raquiel HALMENSCHLAGER1
RESUMO
Muitas são as discussões no cenário educacional, em especial nos últimos anos, acerca do currículo escolar e as possibilidades de reconstruí-lo. Considerando esse contexto, buscou-se fazer o levantamento de propostas de Abordagem Temática que estão em desenvolvimento no âmbito do ensino de Ciências. Foram considerados para o levantamento periódicos e atas de alguns dos eventos nacionais que divulgam a pesquisa em Ensino de Ciências e em Educação. As produções encontradas estão balizadas em diferentes fundamentações teóricas e se apresentam sob diferentes denominações, entre as quais se destacam: A Abordagem Temática na perspectiva freiriana, Currículos com ênfase em CTS, proposta que busca articular a Abordagem Temática na perspectiva freiriana e CTS, os Temas Conceituais e a Situação de Estudo. Aponta-se a existência de aspectos que orientam a seleção de temas em cada uma dessas propostas. Além da organização a partir de temas, as propostas apresentam outro ponto de convergência: a participação efetiva dos professores na elaboração dos programas escolares. Desse modo, sinaliza-se que o processo de reconfiguração curricular na escola básica pode se configurar como espaço de formação continuada, sob uma perspectiva crítica, contribuindo para o resgate da autonomia do professor.
Palavras – Chave: Ensino de Ciências, reconfiguração curricular, Abordagem Temática.
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