Quem sou eu

Minha foto
Itabuna, Bahia, Brazil
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc- Bahia); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Trabalha com Jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências, especialmente a Química.

domingo, 14 de julho de 2013

"Wall-E": os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar- Usos de Filmes no ensino de Ciências


Introdução
O longa animado Wall-E conta a história de um planeta Terra futurista e completamente devastado pela ação inconsequente da humanidade. Para sobreviver, os humanos abandonaram a Terra e decidiram viver em um cruzeiro espacial. Apenas os robôs ficaram, entre eles Wall-E, que tem a função de vasculhar o planeta e está disposto a provar que ainda é possível salvá-lo. Para o professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, na capital paulista, filmes como este são um recurso importante para o planejamento. “Ele estimula e favorece a aprendizagem de conteúdos ligados ao impacto causado pelo lixo.” 

Objetivo 
Aprimorar a capacidade crítica a respeito das demandas da população mundial por produtos e a questão dos resíduos sólidos. 

Conteúdos 
Lixo; reciclagem; resíduos sólidos; poluição ambiental; condições essenciais para a vida na Terra; e preservação dos ecossistemas e da biodiversidade do planeta. 

Trechos selecionados 
Os primeiros minutos do filme (1m10s a 12m18s), que mostram a situação em que se encontra a Terra futurista e como o robô vivia solitário; as cenas que mostram como vivem os seres humanos nessa época, tão gordos e sedentários que se esquecem inclusive de andar, se tornando completamente dependentes de máquinas (cena 1 - 38m59s a 42m59s; cena 2 - 44m08s a 52m11s); e o final, que trata da mudança de comportamento dos humanos (1h19m17s a 1h30m20s). 

Atividades 
Comece a aula apresentando o filme e indicando os principais conteúdos a serem tratados. Peça que as crianças anotem questões que chamaram a atenção durante a exibição e podem ser discutidas com os colegas. Após cada trecho, abra espaço para a garotada apresentar possíveis dúvidas e as esclareça. No fim, promova uma discussão em grupo sobre os pontos indicados pela classe. Sistematize no quadro as principais conclusões 
da garotada sobre o tema. 

Avaliação 
Observe a participação dos estudantes durante os debates e se os conteúdos tratados foram compreendidos por todos.
Professor Henzo Gualberto
professor do Colégio Aliado, em São Paulo

4 comentários:

  1. Prezada Colega,
    olá!!
    Seu blog é joia!
    Divulguei no facebook!
    Desejo tudo de bom!!
    Divulgue para o MEC!!
    Sucesso/
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana Ribeiro, obrigada pela visita e comentário.
      Fico feliz que tenha gostado e obrigada pela divulgação..
      Em relação à divulgação no MEC, esse mês no jornal do professor saiu uma matéria sobre o Blog.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Celise, obrigada. Quando precisar é só entrar em contato, ok?

      Excluir