"Wall-E": os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar- Usos de Filmes no ensino de Ciências


Introdução
O longa animado Wall-E conta a história de um planeta Terra futurista e completamente devastado pela ação inconsequente da humanidade. Para sobreviver, os humanos abandonaram a Terra e decidiram viver em um cruzeiro espacial. Apenas os robôs ficaram, entre eles Wall-E, que tem a função de vasculhar o planeta e está disposto a provar que ainda é possível salvá-lo. Para o professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, na capital paulista, filmes como este são um recurso importante para o planejamento. “Ele estimula e favorece a aprendizagem de conteúdos ligados ao impacto causado pelo lixo.” 

Objetivo 
Aprimorar a capacidade crítica a respeito das demandas da população mundial por produtos e a questão dos resíduos sólidos. 

Conteúdos 
Lixo; reciclagem; resíduos sólidos; poluição ambiental; condições essenciais para a vida na Terra; e preservação dos ecossistemas e da biodiversidade do planeta. 

Trechos selecionados 
Os primeiros minutos do filme (1m10s a 12m18s), que mostram a situação em que se encontra a Terra futurista e como o robô vivia solitário; as cenas que mostram como vivem os seres humanos nessa época, tão gordos e sedentários que se esquecem inclusive de andar, se tornando completamente dependentes de máquinas (cena 1 - 38m59s a 42m59s; cena 2 - 44m08s a 52m11s); e o final, que trata da mudança de comportamento dos humanos (1h19m17s a 1h30m20s). 

Atividades 
Comece a aula apresentando o filme e indicando os principais conteúdos a serem tratados. Peça que as crianças anotem questões que chamaram a atenção durante a exibição e podem ser discutidas com os colegas. Após cada trecho, abra espaço para a garotada apresentar possíveis dúvidas e as esclareça. No fim, promova uma discussão em grupo sobre os pontos indicados pela classe. Sistematize no quadro as principais conclusões 
da garotada sobre o tema. 

Avaliação 
Observe a participação dos estudantes durante os debates e se os conteúdos tratados foram compreendidos por todos.
Professor Henzo Gualberto
professor do Colégio Aliado, em São Paulo

Comentários

  1. Prezada Colega,
    olá!!
    Seu blog é joia!
    Divulguei no facebook!
    Desejo tudo de bom!!
    Divulgue para o MEC!!
    Sucesso/
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana Ribeiro, obrigada pela visita e comentário.
      Fico feliz que tenha gostado e obrigada pela divulgação..
      Em relação à divulgação no MEC, esse mês no jornal do professor saiu uma matéria sobre o Blog.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Celise, obrigada. Quando precisar é só entrar em contato, ok?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Artigos sobre jogos no ensino de Química na Revista Química Nova na Escola

Super trunfo da Tabela Periódica