Show da Química


Olá meu povo! Como vão? Estou aqui para falar hoje sobre um ´projeto/site que também trabalha com a química de forma diferenciada.  
É o Show da Química : http://www.showdequimica.com.br/

Vitor Jubini
Para demonstrar reações químicas, Honério faz até explosões em sala de aula







Ensinar Química na prática, por meio de experimentos com reagentes, tubos de ensaio e até mini explosões. É o que propõe o livro “Show de Química: aprendendo química de forma lúdica e experimental”, que será lançado hoje pelo professor da UFES Honério Coutinho de Jesus. O livro reúne dezenas de experimentos testados por ele, que podem ser utilizados em sala de aula. O lançamento acontece às 9 horas, no Centro de Ciências Exatas (CCE) do campus de Vitória, em Goiabeiras.

Honério conta que a ideia do livro surgiu em 1992, quando ele cursava doutorado em Química Analítica no Rio de Janeiro. “Sempre adorei fazer experimentos e buscar formas diferentes de ensinar o que os alunos precisavam aprender. E percebi que eu poderia escrever um livro reunindo essas experiências para outros professores”, conta.


Em 2010, o educador iniciou o projeto “Show de Química”, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde então, ele já fez mais de 40 apresentações em escolas, eventos e universidades do país. Em parceria com o governo do Estado, vai treinar e distribuir kits experimentais a 25 professores da rede estadual, que poderão aplicar os conhecimentos do livro na prática. O livro também será distribuído a outras escolas e instituições do Estado e do país.

Passo a passo

No livro, Honério explica, passo a passo, como realizar os experimentos, que materiais usar e quais resultados são esperados. No kit disponibilizado por ele aos professores também haverá quase 100 reagentes químicos, além de tubos de ensaio, conta-gotas, balança digital, provetas e lamparinas. Tudo para colocar os ensinamentos em prática.

“O objetivo do projeto é instigar a curiosidade científica nos alunos e transformar o conhecimento em algo lúdico, simples. Os alunos que assistem às apresentações ficam encantados com o que veem. É muito bom poder levar esse conhecimento adiante”, diz o professor.

A primeira edição do livro terá 500 exemplares, mas Honério ainda busca parcerias para lançar novas edições e comercializar os kits. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site www.showdequimica.com.br.

Fonte: A GAZETA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica