O Começo.... O Tesouro dos Alquimistas

Olá meu povo! Como eu comentei na nossa última as postagens no blog serão contadas nas avaliações de vocês! Então para começar essas post deverão ser comentadas pelos alunos do 1º e 2º anos e valerá pontuação para Química.

1º )Antes de assistir o vídeo vocês deverão postar a seguir o que vocês pensam quando escutam as seguintes palavras:

a) Alquimia
b) Pedra Filosofal
c) Química

2º) Vocês deverão assistir ao seguinte vídeo que faz parte de uma série que foi exibida no fantástico denominada de  Mundos Invisíveis.



O Tesouro dos alquimista é um capítulo que foi apresentado no fantástico no documentário Mundo dos Invisíveis!!!! Assistam é muito bom para esclarecer certas coisas que divulgam na mídia de forma errônea!!!!!!


3º) Agora que vocês já assistiram ao vídeo comentem sobre os Alquimistas e suas heranças que até hoje são usadas na ciência.


Beijinhos e até a próxima!

Comentários

  1. Esse vídeo mostra um pouco da história da alquimia que muitos confundem com a história da Química! Lembrando que são momentos distintos com teorias e objetivos completamente diferentes!

    ResponderExcluir
  2. Alquimia seria aquilo que Robert Boyle chamaria vulgarmente de 'ciência fantasiosa'...mas sabemos que Isaac Newton se utilizava dela...agora,com quê finalidades,não sabemos...eu vejo a Alquimia como a ciência medieval que tentava se prestar a ganância dos príncipes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Gustavo, obrigada pela sua contribuição no Blog química Lúdica!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, vi seu comentário a respeito do filme Harry Potter:

      "Eu só lenbro do nome ''Pedra filosofal'' por causa do filme harry potter! "

      Realmente na mídia o que mais se tem falado a respeito da pedra filosofal está voltado para essas imagens apresentadas no filme!

      Obrigada pela contribuição!

      Excluir
  4. Quimica--Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria e as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia. O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações e experimentos, sendo portanto considerada uma ciência experimental. Pedra filosofal -- Obter uma pedra filosofal (Lapis Philosophorum) era um dos principais objetivos dos alquimistas humanos em geral na Idade Média. Com ela, o(a) alquimista poderia transmutar qualquer "metal inferior" em ouro, como também transmutar seres do reino científico-biológico Animalia (reino animal) sem sacrificar algo que dê um valor considerável em troca.Com uma pedra filosofal, também seria possível obter o Elixir da Longa Vida, que permitiria prolongar a vida "indefinidamente". Alquimia--Alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro; o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Ambos os objetivos poderiam ser notas ao obter a Pedra Filosofal,

    ResponderExcluir
  5. alquimia- é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro; o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. pedra filosofal- era um dos principais objetivos dos alquimistas humanos em geral na Idade Média. Com ela, o(a) alquimista poderia transmutar qualquer "metal inferior" em ouro, como também transmutar seres do reino científico-biológico Animalia (reino animal) sem sacrificar algo que dê um valor considerável em troca. quimica- é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria e as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia. O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações e experimentos, sendo portanto considerada uma ciência experimental

    jéssica santos borges 2ºano

    ResponderExcluir
  6. 1° Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria e as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia.

    2° A alquimia é uma arte e pseudociência oculta. Os principais objetivos de seus praticantes têm sido

    1- transformar metais comuns, como chumbo ou cobre em preciosos, como outro ou prata, o motivo da transmutação.


    2- criar um elixir, uma poção ou um metal capaz de curar todas as doenças o motivo médico, e descobrir um elixir que conduziria à imortalidade o motivo da transcendência.

    3°Pedra Filosofal é procurada por Alquimistas por Ter o poder de transforamar em ouro ou prata. e varias outras ultilidades.!

    Robson Junio 2° Ano C.E.G.O (Robinho Aleencar*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica