Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações


Artigo publicado pelo Prof. Dr. Marlos Hebert Flora Barbosa Soares
acessem o artigo completo : http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf


Com o aumento significativo de trabalhos sobre jogos em 
química, este artigo tem o objetivo de discutir alguns conceitos e definições sobre jogos e atividades lúdicas aplicados ao ensino de química, como uma maneira de propor alguns norteadores para a aplicação de jogos em educação. Apresenta-se uma discussão teórica, seguida de uma proposição de métodos de aplicação e de pesquisa e análise de dados quando se pesquisa na área do lúdico, além de apresentar algumas aplicações já presentes na literatura, oriundas do grupo de estudo do autor. A ideia é mostrar o quanto o campo do lúdico é um terreno amplo para pesquisas, não ditando caminhos, mas esclarecendo idéias para fomentar o debate, fortalecer a área, por acreditar na importância do lúdico em sala de aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigos sobre jogos no ensino de Química na Revista Química Nova na Escola

Super trunfo da Tabela Periódica