Mundos Invisíveis- História da Ciência



Mundos Invisíveis foi um quadro do programa Fantástico exibido pela Rede Globo de Televisão no ano de 2008.
Apresentado pelo físico brasileiro Marcelo GleiserMundos Invisíveis mostrava como cientistas e pensadores chegaram às conquistas do mundo moderno. A série tentava responder uma pergunta em questão, que era: "Do que o mundo é feito?", mostrando como o conhecimento sobre a matéria possibilitou o avanço tecnológico dos dias de hoje.
O programa teve gravações no Brasil e na Europa. Em Paris por exemplo, o físico Marcelo Gleiser entrevistou o escritor Paulo Coelho a respeito de um de seus livros sobre alquimia, que era o assunto principal do segundo episódio da série. Marcelo Gleiser também visitou lugares como a casa onde Albert Einstein morou na Suíça; a biblioteca que contém os escritos originais do filósofo Robert Boyle, em OxfordInglaterra; a casa de Dmitri Mendeleiev, o criador da tabela periódica, em São Petesburgo na Rússia; o laboratório de Marie Curie, a maior cientista mulher da história da ciência, ganhadora do Prêmio Nobel em física e em Químicaem 1903 e 1911.

Série de 9 episódios, Mundos Invisíveis é constituída pelos seguintes títulos (pequena descrição dos assuntos tratados):
  • Episódio 1 - "Tudo é matéria" - Pense no mundo maravilhoso da tecnologia e da eletrônica. Conquistas como a internet, a música digital e a TV de alta definição, que está estreando hoje. Você já parou para se perguntar como tudo isso foi possível?


  • Episódio 2 - "Os alquimistas que sonhavam com a vida eterna" - Muitos séculos atrás, na Europa e no Oriente, havia homens que dedicavam suas vidas a um sonho: transformar chumbo em ouro. Esses homens, os alquimistas, são os personagens de hoje da série Mundos Invisíveis.
  • Episódio 3 - "O surgimento dos remédios" - Você consegue imaginar um mundo sem remédios? O que seria da humanidade sem os antibióticos, por exemplo? Você vai conhecer a história do alquimista que descobriu que a diferença entre veneno e remédio é apenas a dose.
  • Episódio 4 - "Tudo se transforma" - Do que é feito o fogo e por que as coisas se queimam? É a típica pergunta que as crianças fazem e os adultos se enrolam para responder. Hoje, o físicoMarcelo Gleiser vai contar a história do cientista que encontrou a resposta para esta pergunta.
  • Episódio 5 - "O alfabeto da matéria" - O físico Marcelo Gleiser vai contar a incrível história do cientista que organizou o alfabeto da matéria. E ainda descobriu a fórmula da vodca perfeita.
  • Episódio 6 - "A mulher genial que perdeu a vida em nome da ciência" - Na tentativa de entender do que são feitas as coisas do mundo, um dia, um cientista fez uma descoberta incrível. Dessa descoberta nasceu simplesmente. A televisão. Quem conta essa história é o físico Marcelo Gleiser.
  • Episódio 7 - "O porquê da radioatividade" - Cientistas haviam notado que alguns minerais pareciam ter uma fonte de energia invisível e inesgotável, emitindo luz e calor. Anos mais tarde, essa descoberta abriria caminho para tecnologia nuclear.
  • Episódio 8 - "Do que é feita a luz?" - No começo do século 20, surgiu um homem que encontrou essa e muitas outras respostas para os mistérios da física e do universo. Ele se chamava Albert Einstein.
  • Episódio 9 - "A energia dentro da matéria" - Foi na explosão atômica sobre Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945, que a humanidade descobriu quanta energia pode se concentrar dentro da matéria.


O livro

Pouco tempo depois do encerramento da exibição de Mundos Invisíveis na televisão, Marcelo Gleiser lançou seu livro intitulado: Mundos Invisíveis - Da alquimia à física de partículas, baseado nas mesmas informações da série exibida no Fantástico, o livro conta com a ajuda de textos de apoio do jornalista Frederico Neves, mostrando as teorias de grandes pensadores e cientistas - de Aristóteles a Einstein, de Paracelso a Marie Curie, em uma linguagem simples e de fácil compreensão.
Conteúdo do livro
O livro começa descrevendo as teorias de mentes brilhantes de grande consideração na alquimia, desde Tales de Mileto até Isaac Newton, mostrando também como os passos iniciais desses gênios da antiga alquimia possibilitaram a formulação de teorias complexas como a Teoria da Relatividade de Einstein. Alguns grandes pensadores da antiga Grécia são citados e detalhadamente estudados ao longo dos capítulos do livro, entre eles estão: AristótelesAnaximandroAnaxímenesHeráclitoEmpédoclesLeucipo e Demócrito, todos tendo suas idéias sobre a composição do planeta, que na época pensava-se ser composto somente por Água, Ar, Fogo e Terra (os chamados Quatro Elementos).
O livro é dividido em 10 capítulos:
  • Capítulo 1 - Do que tudo é feito?
  • Capítulo 2 - O elixir da longa vida
  • Capítulo 3 - Da alquimia à química
  • Capítulo 4 - A evolução da química
  • Capítulo 5 - a química cósmica
  • Capítulo 6 - Os átomos
  • Capítulo 7 - Einstein e a relatividade
  • Capítulo 8 - A misteriosa luz e o átomo
  • Capítulo 9 - O núcleo atômico
  • Capítulo 10 - Do micro ao macro






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica