Desenvolvimento de Software – Quizmico


Desenvolvimento de Software – Quizmico



Atividades lúdicas no ensino de química têm sido muito bem recebidas nos últimos anos, mais do que isso, têm sido encaradas como um instrumento motivador, atraente e estimulante no processo de construção do conhecimento. Além de prender a atenção do alunado, as práticas de jogos nas salas de aula ajudam na interação entre professor e aluno, estimulam o trabalho em grupo e facilitam o aprendizado de assuntos de menor interesse por parte dos estudantes.
Em 1999, o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) do Ministério da Educação (MEC) realizou a instalação de 100 mil computadores espalhados pelo Brasil em instituições públicas de ensino médio. A disseminação do uso da ferramenta computacional nas escolas motivou vários pesquisadores a utilizar programas educacionais como uma forma de aprimoramento do processo ensino – aprendizagem. Entretanto é importante considerar o computador como um auxílio no aperfeiçoamento das capacidades cognitivas dos discentes e não como uma forma de segregar aqueles que não têm acesso à ferramenta computacional.
Tendo em vista o conteúdo programático exigido no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi desenvolvido o software educativo Quizmico por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química e Ciência da Computação da UFPE. O software Quizmico foi desenvolvido utilizando a ferramenta Adobe Flash®. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas que visa auxiliar o estudante a revisar os tópicos de química aprendidos no ensino médio.
O Quizmico foi elaborado principalmente para plataforma Windows desktop. Porém o Pet-Informática disponibilizou a versão 1.0 para você poder curtir pela web. Aconselhamos usar o navegador Google Chrome ou Firefox.
Teste seus conhecimentos em Química com o Quizmicowww.cin.ufpe.br/~pet/quizmico
Boa diversão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica