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Itabuna, Bahia, Brazil
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc- Bahia); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Trabalha com Jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências, especialmente a Química.

domingo, 15 de julho de 2012

Desenvolvendo Funções Psicológicas Superiores através do uso de Jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química.






A partir do uso de atividades lúdicas percebe-se o  desenvolvimento e favorecimento das funções 
psicológicas superiores ( Leontiev, 2003) que são  fundamentais para o aprimoramento do lado  cognitivo do aluno.  
Segundo Vygotsky (2005),é importante que se  trabalhe com esses aspectos na fase da  adolescência (12-18 anos), pois,  o adolescente  produz um importante avanço no desenvolvimento 
intelectual, formando-se verdadeiros conceitos. O  pensamento por conceito abre para o jovem um 
mundo da consciência social, e o conhecimento da  ciência, da arte e as diversas esferas da vida 
cultural podem ser corretamente assimiladas. Por  meio do pensamento em conceito ele chega a 
compreender a realidade, as pessoas ao seu redor e  a si mesmo. O pensamento abstrato desenvolve-se  cada vez mais e o pensamento concreto começa a  pertencer ao passado. O conteúdo do pensamento  do jovem converte-se em convicção interna, em  orientações dos seus interesses, em normas de  conduta, em sentido ético, em seus desejos e seus  propósitos. (Melo,2005). 
Este estudo tem como objetivo verificar quais as  Funções Psicológicas superiores são desenvolvidas  através da mediação de atividades lúdicas no ensino de Química. ( Santana e Rezende, 2010 ; Santana 2012)




Para ter acesso ao trabalho completo acessem:
http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0047-2.pdf

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