Softwares Urânio 235 e Cidade do átomo

Autores: 
Marcelo Leandro Eichler
Fernando Junges**
José Claudio Del Pino***


Hoje falarei um pouco a respeito do "Urânio 235", que é um jogo de aventura em 3D e em primeira pessoa. Na época de seu lançamento, o informe publicitário dizia que esse era o primeiro jogo de aventura nacional. Por outro lado, no manual do usuário do jogo constam algumas relações entre a finalidade do jogo e seu objetivo educativo, por exemplo: “Com a finalidade de mostrar que a ciência, principalmente a Química, não é algo de outro planeta, é que foi desenvolvido este‘software’. É possível aprender química! (...) Este jogo foi feito para que os estudantes de primeiro e segundo graus adquiram uma noção de Química, e aprendam alguns conceitos básicos” (p. 7). “Este jogo tem a finalidade de tornar os conhecimentos básicos em química uma diversão, onde o jogador deve prestar atenção aos detalhes e explorar atentamente os locais por onde passar. (...) Com a utilização dos conhecimentos adquiridos durante o jogo, com espírito de aventura, raciocínio e um pouco de criatividade você, jogador, chegará ao final de sua missão. (...) Sua aventura começa em uma aldeia [de outro planeta; logo no começo do jogo o jogador é abduzido por um disco voador] que foi abandonada, pois no passado, uma equipe de cientistas confirmou que o Urânio presente nas rochas emitia radioatividade. Como foi utilizado de forma indevida, grande parte da população foi destruída. E agora cabe a você tornar o local habitável novamente” (p. 10). O jogo apresenta os seguintes conteúdos de química do programa do primeiro e segundo ano do ensino médio: matéria; modelos atômicos; estados físicos da matéria; misturas e separações; tabela periódica; ligação química; funções químicas; reações químicas e radioatividade. Na figura acima se pode ver uma das telas dos diversos cenários do programa. Este cenário representa um laboratório, onde o jogador é desafiado a separar diferentes tipos de misturas.


O Texto na íntegra você poderá encontrar no link:
http://www.iq.ufrgs.br/aeq/producao/delpino/Novas_Tec.pdf

Comentários

  1. oi, ja vi esse jogo em modo demo como seria possivel conseguir uma cópia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possuo o CD desse jogo e está inteiro aqui comigo.

      Se tiver afim dele ainda para disponibilizar pra você e pra internet aos interessados , me mande um e-mail: luc.trz@gmail.com

      Excluir
  2. Olá Norimaro, eu estaria muito interessado no Urânio 235, cheguei até a entrar em contato pessoalmente com o autor do artigo postado (o Prof. Marcelo Eichler), já que tb sou aluno na mesma universidade e nem ele possui mais o jogo, já te mandei um e-mail!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Se possível também gostaria de ter o jogo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica