A Pedra Filosofal e a Alquimia

  
Essa imagem faz parte de alguns dos artefatos culturais mais utilizados pelos alunos do ensino fundamental e médio quando se é tratada a temática Alquimia!!!!! Porém a mesma se apresenta de forma equivocada, fazendo com que os alunos apresentem concepções errôneas a respeito do assunto! Quer saber mais? Entre em contato!

Comentários

  1. Na verdade poucos sabem que a pedra filosofal, segundo Eliphas Levi, é um símbolo, que representa a alma e a razão universal (esta proveniente da primeira). Os místicos medievais usavam linguagem simbólica para esconder seus objetivos das pessoas comuns. Claro que os falsos alquimistas realmente acreditavam em tal façanha, mas os textos dos legítimos alquimistas como Flamel e Paracelso nunca tiveram tal objetivo. A pedra filosofal é o coração (no sentido poético) de cada um de nós. Tenho um material bom a respeito do tema e tenho adiado escrever sobre o assunto, mas assim que o fizer posso te mandar.

    Se quiser envio para o seu e-mail um texto de Eliphas sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. inclusive na minha dissertação de mestrado que logo logo estará on line eu explico em um dos capítulos sobre esses erros conceituais divulgados na midia e até em alguns livros didáticos que mascaram de forma negativa a verdadeira história da Alquimia e da pedra filosofal! Se puder me enviar por e-mail a sua referência e o texto eu agradeço!
      elianaquimica@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Acabei de te enviar uma cópia de uma parte do dogma e ritual da editora pensamento-cultrix, mas não editei o texto.Ele é simbólico e exagerado. Isso faz parte da literatura ocultista, é normal.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez "ouvir falar" que a pedra filosofal teria a capacidade de transformar qualquer metal impuro em ouro- para os materialistas; mas que na verdade significava transformar almas impuras em almas puras, e, portanto a vida eterna ou elixir da longa vida. É fato, ou conto histórico, que os utensílios de laboratório, deixar claro, clássicos atualmente, como tubo de ensaio, béquer, etc; vieram dessa época; e que até chartalões prometeram transformar a beira da praia (Elemento Si) em ouro. rsrsrs; mas podemos pensar hoje que o segredo está no núcleo do átomo, basta acrescentar ou retirar prótons; E a energia? mas a certeza mesmo é que esse conhecimento é hermético (fechado); se caso existir algum; Mas por outro lado; nos permite uma curiosa aventura de pensar filosoficamente a natureza das coisas e do ser. EU NÃO ACREDITO nos átomos, pois nunca os vi, mas acredito que esse modelo me permite prever os resultados das transformações químicas.
    Parabéns Professora Eliana, pelo blog, e pela ótima professora; acho que esses espaços são importantes para ensinar, educar e refletir através da química.
    Grande Abraço
    L. P. Cortes Jr.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica