Softwares de Simulação no Ensino de Atomística: Experiências Computacionais para Evidenciar Micromundos
Saulo França Oliveira
Noel Felix Melo
José Tatiano da Silva
Elder Alpes de Vasconcelos
Noel Felix Melo
José Tatiano da Silva
Elder Alpes de Vasconcelos
Educação em Química e Multimídia
Neste trabalho, relatamos o ensino de conceitos de atomística relacionados com os modelos de Thomson e Rutherford-Bohr por meio de um software de simulação e uma estratégia de aprendizagem cooperativa, o chamado método Jigsaw. A pesquisa envolveu 16 alunos do 9° ano de uma escola pública, localizada no município de Lajedo (PE, Brasil). O comportamento dos estudantes nas aulas e suas respostas a questionários de avaliação mostraram uma clara melhoria da compreensão e do interesse no assunto, enriquecendo de maneira significativa o processo de construção do conhecimento.
simulações, atomística, modelos
Excelente trabalho. Posso receber no e-mail?
ResponderExcluir