O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico
Eduardo Luiz Dias Cavalcanti e Márlon Herbert F. Barbosa Soares
Resumo: Este trabalho apresenta a aplicação do RPG (Role Playing Game) em ensino de química especificamente em cursos de formação de professores, inclusive para subsidiá-los em sua futura atuação profissional, utilizando tal estratégia para avaliar e discutir o conhecimento químico.
Utilizou-se como método a fenomenologia, analisando os resultados sem se preocupar com suas causas. Os resultados mostraram que o RPG é uma excelente estratégia de avaliação, pois permite que o aluno se expresse, inclusive em seus erros, facilitando a correção dos conceitos durante a própria atividade, que é realizada pelo professor da disciplina, atuando como mestre da aventura. A discussão dos conceitos é realizada durante toda a atividade a partir do momento que os participantes têm que resolver situações e problemas que contenham conceitos químicos para avançar no jogo. As vantagens do uso do jogo em ensino de ciências está relacionado a liberdade de ação, trabalho em grupo, cooperação e construção conjunta do conhecimento.
[PDF] O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico
EL Dias Cavalcanti… - … : Revista electrónica de …, 2009 - dialnet.unirioja.es
Resumo: Este trabalho apresenta a aplicação do RPG (Role Playing Game) em ensino de
química especificamente em cursos de formação de professores, inclusive para subsidiá-los
em sua futura atuação profissional, utilizando tal estratégia para avaliar e discutir o ...
química especificamente em cursos de formação de professores, inclusive para subsidiá-los
em sua futura atuação profissional, utilizando tal estratégia para avaliar e discutir o ...
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