A INTERFACE ENTRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Cíntia Emanuelly Ramos Magalhães1
Evanilda Figueiredo Gonçalves da Silva2
Carolina Brandão Gonçalves3
Resumo: A Alfabetização Científica e a Divulgação Científica são temáticas que, embora distintas, estão intrinsecamente relacionadas e amplamente discutidas na área do Ensino de Ciências. Neste artigo, discutimos o significado e a necessidade da Alfabetização Científica, relacionando-a a Divulgação Científica. Destacamos, em ambas, seu inerente aspecto social que lida com o acesso do cidadão comum à ciência, conferindo-lhe informações e subsídios para participar ativamente da sociedade como seres críticos e conscientes. A metodologia utilizada constituiu-se de pesquisa bibliográfica, tendo como referência os seguintes autores: Chassot (2011), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Cachapuz et al. (2005), e Durant (2005). Em um primeiro momento, refletimos sobre o significado do termo Alfabetização Científica, em seguida destacamos suas possibilidades e necessidade na sociedade atual. E, finalmente, destacamos que a
Divulgação Científica é fundamental na tarefa de apresentar a ciência ao cidadão, a fim de que este alcance a condição de alfabetizado cientificamente e possa intervir ativa e criticamente na sociedade.
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Divulgação Científica. Ciência.
A INTERFACE ENTRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ... - uea
www.revistas.uea.edu.br/download/.../arete_v5_n09-2012-p.14-28.pdf
de CER Magalhães - Artigos relacionados
de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia/UEA e ...Segundo Sasseron e Carvalho (2011) há uma variação no uso do termo ... utilizar a expressão “Alfabetización Científica”, como o Gil-Pérez e Vilches, (2001
Comentários
Postar um comentário