O livro Tópicos em Ensino de Química já está disponível !!!!

É com muito orgulho que estou postando hoje o lançamento do livro que estávamos trabalhando nos últimos meses. Bom eu sou uma das organizadoras e juntamente com mais 14 pesquisadores da área estamos publicando essa obra .

" Trazer subsídios para que possamos aprofundar nossas reflexões sobre os problemas de ensino da química e apresentar propostas de sugestões visando buscar caminhos para a superação desses problemas é o objetivo deste livro.
Escrito por novos pesquisadores, a obra apresenta resultados de projetos de investigações desenvolvidos por eles durante o período em que se dedicaram a seus estudos de pós-graduação. Os autores, em sua maioria, são oriundos do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, da Universidade de São Paulo, do qual fazem parte o Instituto de Física (IFUSP), o Instituto de Química (IQUSP), o Instituto de Biociências (IBUSP) e a Faculdade de Educação (FEUSP). Os autores realizaram seu mestrado acadêmico no Programa, um deles completou o doutorado e outros, atualmente, estão desenvolvendo seus estudos de doutorado, neste ou em outros Programas de Pós-Graduação. "
Maria Eunice R. Marcondes

Os Autores do livro são:
Eliana Moraes de Santana (Organizadora)
Erivanildo Lopes da Silva (Organizador)
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Daisy de Brito Rezende
Rita de Cássia Suart
Simone Alves de Assis Martora
Leonardo Maciel Moreira
Michele Marcelo Silva Bortolai
Camila Strictar Pereira
Marcos Vogel
Camila Fernandes Mari
Elaine Angelina Colagrande
Ivete Maria dos Santos
Viviane Borges Dias
Rafaela Rocha 


 Capítulo 1: Contextualização no Ensino de Ciências: significados e epistemologia
Erivanildo Lopes da Silva e Maria Eunice Ribeiro Marcondes

Capítulo 2: O uso de Temas Químicos Sociais como proposta de ensino de Química
Marcos Vogel e Camila Fernandes Mari

Capítulo 3: A Experimentação no Ensino de Química: Conhecimentos e Caminhos
Rita de Cassia Suart

Capítulo 4: A História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: Uma proposta para o ensino de Cinética Química.
Simone Alves de Assis Martorano e Maria Eunice Ribeiro Marcondes

 Capítulo 5: O Teatro na Educação em Ciências: Articulações

Leonardo Maciel Moreira e Daisy de Brito Rezende

Capítulo 6: Ludicidade, Atividades Lúdicas e Jogos como instrumentos mediadores da aprendizagem de Ciências Naturais
Eliana Moraes de Santana e Daisy de Brito Rezende

Capítulo 7: O conceito de mol: estratégia de ensino por meio de um jogo virtual educativo
Elaine Angelina Colagrande

Capítulo 8: A Teoria das Representações Sociais como ferramenta para pesquisa e ensino (de Química)
Camila Strictar Pereira e Daisy de Brito Rezende


Capítulo 9: As aulas de Química e as relações colaborativas em relatos de práticas discentes
Michele Marcelo Silva Bortolai


Capítulo 10: Formando professores de Ciências Naturais para Educação Inclusiva: em foco o currículo dos cursos de licenciatura em Química das Universidades Estaduais Baianas.

Ivete Maria dos Santos, Viviane Borges Dias e Rafaela Rocha de Oliveira.
              


Valor do livro R$ 30,00 + 10,00 de frete (valor promocional para qualquer lugar do Brasil)

Entre em contato pelo e-mail: elianaquimica@yahoo.com.br que enviarei os dados para depósito.

Sobre os Autores

Eliana Moraes de Santana (Organizadora)
Mestra em Ensino de Ciências, modalidade Química, pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC/USP). Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Bahia). Professora da área de Ciências Naturais da Escola Pio XII (Itabuna/Bahia) e Professora de Química locada na Diretoria de Ensino 7 (Itabuna) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Áreas de Interesse: Materiais didáticos, Ensino e Aprendizagem em Química, Jogos e Atividades Lúdicas.

Erivanildo Lopes da Silva (Organizador)
Possui Licenciatura em Química pelo Centro Universitário Fieo (1997). É mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007). Doutorando em Filosofia, História e Ensino de Ciências na UFBA. Professor Assistente do Campus Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ex- membro do quadro pedagógico da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2007-2008).

Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Bacharel e licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (1972). Doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Instituto de Química. É professora doutora do instituto de Química da USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Química (GEPEQ) que desenvolve atividades de divulgação científica, de formação continuada de professores e de pesquisa em ensino de Química. É orientadora de Pós- Graduação Interunidades em Ensino de ciências, da Universidade de São Paulo (IF, IQ, IB e FE USP).

Daisy de Brito Rezende
Licenciada (1977) e Bacharel (1978) em Química pela Universidade de São Paulo, obteve o mestrado (1986) e o doutorado (1994) em Química Orgânica pela mesma Universidade. Desde 1991, é professora do Instituto de Química desta instituição (Departamento de Química Fundamental). Tem atuado na pesquisa em Ensino de Química, sendo orientadora do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC/USP). Foi Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química de maio de 2008 a maio de 2010.

Rita de Cássia Suart
Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Mestre e doutoranda em Ensino de Ciências (Química) pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências (USP-SP). É professora assistente do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA - MG).


Simone Alves de Assis Martorano
Doutora em ensino de ciências, modalidade Química, pela Universidade de São Paulo (2012) com graduação em engenharia Química e licenciatura em Química. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Paulo.
 Leonardo Maciel Moreira
Licenciado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Interunidades de Pós-graduação em Ensino de Ciências da USP e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Atualmente, é professor e coordenador do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé.

Michele Marcelo Silva Bortolai
Bacharel e licenciada em Química pela Universidade Mackenzie, licenciada em Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão escolar pela Universidade de Guarulhos (UNG). Possui especialização em Química pela Universidade Oswaldo Cruz e título de Mestre em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou, em 2008, carreira como coordenadora pedagógica em escola na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, cargo que mantém atualmente, trabalhando com a formação de professores da Educação Básica e pesquisa na área de Ensino de Química.

Camila Strictar Pereira
Graduou-se em Química, com habilitação em licenciatura, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), em 2006. Possui mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (USP/SP). Atualmente, cursa o doutorado em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) no mesmo Programa (PIEC/USP/SP).
  

Marcos Vogel
Possui Licenciatura em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo; doutorando no mesmo programa de pós-graduação (PIEC/USP/SP). Atualmente, é professor Assistente da Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro de Ciências Agrárias da UFES em Alegre (CCA-UFES); é coordenador de área do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).
Camila Fernandes Mari
Atualmente cursa Licenciatura em Química Universidade Federal do Espírito Santo no Centro de Ciências Agrárias da UFES em Alegre (CCA-UFES) e é bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).



Elaine Angelina Colagrande
Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora assistente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Diadema/SP). Também é professora de Química no Colégio Santa Catarina de Sena - SP.
Ivete Maria dos Santos
Professora do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduada em Licenciatura em Química pela UESC e mestre em Ensino de Ciências - Modalidade Química pela Universidade de São Paulo (USP) em 2009. Coordena um projeto de Formação Continuada de Professores de Química da Educação Básica e desenvolve pesquisas na área de Formação Inicial e Continuada de Professores e Educação Inclusiva. É coordenadora de gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Além disso, atuou na Secretaria Municipal de Educação de Itabuna/BA.
Viviane Borges Dias
Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Ensino de Ciências, pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente coordena a Especialização de Ensino de Ciências e Matemática.
  
Rafaela Rocha de Oliveira
Professora de Ciências Naturais da Rede Particular de Ensino na cidade de Ilhéus, Bahia. Graduou-se em Ciências Biológicas, com habilitação em licenciatura, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 





Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, pelo bonito trabalho e pelo livro ... estou na fila

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica

Experiências de Ciências para Crianças