O livro Tópicos em Ensino de Química já está disponível !!!!
É com muito orgulho que estou postando hoje o lançamento do livro que estávamos trabalhando nos últimos meses. Bom eu sou uma das organizadoras e juntamente com mais 14 pesquisadores da área estamos publicando essa obra .
" Trazer
subsídios para que possamos aprofundar nossas reflexões sobre os problemas de
ensino da química e apresentar propostas de sugestões visando buscar caminhos
para a superação desses problemas é o objetivo deste livro.
Escrito
por novos pesquisadores, a obra apresenta resultados de projetos de
investigações desenvolvidos por eles durante o período em que se dedicaram a
seus estudos de pós-graduação. Os autores, em sua maioria, são oriundos do
Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, da Universidade
de São Paulo, do qual fazem parte o Instituto de Física (IFUSP), o Instituto de
Química (IQUSP), o Instituto de Biociências (IBUSP) e a Faculdade de Educação
(FEUSP). Os autores realizaram seu mestrado acadêmico no Programa, um deles
completou o doutorado e outros, atualmente, estão desenvolvendo seus estudos de
doutorado, neste ou em outros Programas de Pós-Graduação. "
Maria Eunice R. Marcondes
Os Autores do livro são:
Eliana Moraes de Santana (Organizadora)
Erivanildo Lopes da Silva (Organizador)
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Daisy de Brito Rezende
Rita de Cássia Suart
Simone Alves de Assis Martora
Leonardo Maciel Moreira
Michele Marcelo Silva Bortolai
Camila Strictar Pereira
Marcos Vogel
Camila Fernandes Mari
Elaine Angelina Colagrande
Ivete Maria dos Santos
Viviane Borges Dias
Rafaela Rocha
Daisy de Brito Rezende
Rita de Cássia Suart
Simone Alves de Assis Martora
Leonardo Maciel Moreira
Michele Marcelo Silva Bortolai
Camila Strictar Pereira
Marcos Vogel
Camila Fernandes Mari
Elaine Angelina Colagrande
Ivete Maria dos Santos
Viviane Borges Dias
Rafaela Rocha
Capítulo 1: Contextualização no Ensino de Ciências:
significados e epistemologia
Erivanildo
Lopes da Silva e Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Capítulo 2: O uso de Temas Químicos Sociais como
proposta de ensino de Química
Marcos Vogel e Camila Fernandes Mari
Capítulo
3: A Experimentação no Ensino de Química:
Conhecimentos e Caminhos
Rita
de Cassia Suart
Capítulo
4: A História e Filosofia da Ciência no Ensino de
Química: Uma proposta para o ensino de Cinética Química.
Simone Alves de Assis Martorano e Maria Eunice Ribeiro
Marcondes
Capítulo 5: O Teatro na Educação em
Ciências: Articulações
Leonardo
Maciel Moreira e Daisy de Brito Rezende
Capítulo
6: Ludicidade,
Atividades Lúdicas e Jogos como instrumentos mediadores da aprendizagem de
Ciências Naturais
Eliana
Moraes de Santana e Daisy de Brito Rezende
Capítulo 7: O conceito de mol: estratégia de ensino por meio de
um jogo virtual educativo
Elaine
Angelina Colagrande
Capítulo
8: A Teoria das Representações Sociais como
ferramenta para pesquisa e ensino (de Química)
Camila
Strictar Pereira e Daisy de Brito Rezende
Capítulo 9: As aulas de
Química e as relações colaborativas em relatos de práticas discentes
Michele Marcelo
Silva Bortolai
Capítulo 10:
Formando professores de Ciências Naturais para Educação Inclusiva: em foco o
currículo dos cursos de licenciatura em Química das Universidades Estaduais Baianas.
Ivete
Maria dos Santos, Viviane Borges Dias e Rafaela Rocha de Oliveira.
Valor do livro R$ 30,00 + 10,00 de frete (valor promocional para qualquer lugar do Brasil)
Entre em contato pelo e-mail: elianaquimica@yahoo.com.br que enviarei os dados para depósito.
Sobre os Autores
Eliana Moraes de Santana
(Organizadora)
Mestra em Ensino de Ciências,
modalidade Química, pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de
Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC/USP).
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Bahia).
Professora da área de Ciências Naturais da Escola Pio XII (Itabuna/Bahia) e
Professora de Química locada na Diretoria de Ensino 7 (Itabuna) da Secretaria
de Educação do Estado da Bahia. Áreas de Interesse: Materiais didáticos, Ensino
e Aprendizagem em Química, Jogos e Atividades Lúdicas.
Erivanildo Lopes da Silva
(Organizador)
Possui Licenciatura em Química pelo Centro
Universitário Fieo (1997). É mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de
São Paulo (2007). Doutorando em Filosofia, História e Ensino de Ciências na
UFBA. Professor Assistente do Campus Itabaiana da Universidade Federal de
Sergipe (UFS). Ex- membro do quadro pedagógico da Secretaria de Educação do
Estado de São Paulo (2007-2008).
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Bacharel
e licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (1972). Doutorado em
Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Instituto de Química. É
professora doutora do instituto de Química da USP. Coordenadora do Grupo de
Pesquisa em Educação Química (GEPEQ) que desenvolve atividades de divulgação
científica, de formação continuada de professores e de pesquisa em ensino de
Química. É orientadora de Pós- Graduação Interunidades em Ensino de ciências,
da Universidade de São Paulo (IF, IQ, IB e FE USP).
Daisy de Brito Rezende
Licenciada (1977) e Bacharel
(1978) em Química pela Universidade de São Paulo, obteve o mestrado (1986) e o
doutorado (1994) em Química Orgânica pela mesma Universidade. Desde 1991, é
professora do Instituto de Química desta instituição (Departamento de Química
Fundamental). Tem atuado na pesquisa em Ensino de Química, sendo orientadora do
Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade
de São Paulo (PIEC/USP). Foi
Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química de maio de
2008 a maio de 2010.
Rita de Cássia Suart
Graduada
em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
Mestre e doutoranda em Ensino de Ciências (Química) pelo Programa Interunidades
em Ensino de Ciências (USP-SP). É professora assistente do Departamento de
Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA - MG).
Simone
Alves de Assis Martorano
Doutora
em ensino de ciências, modalidade Química, pela Universidade de São Paulo
(2012) com graduação em engenharia Química e licenciatura em Química.
Atualmente é docente da Universidade Federal de São Paulo.
Leonardo Maciel Moreira
Licenciado em Química pela
Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Ensino de Ciências pelo
Programa de Interunidades de Pós-graduação em Ensino de Ciências da USP e Doutor
em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Atualmente, é professor e coordenador
do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro -
Campus Macaé.
Michele Marcelo Silva Bortolai
Bacharel e licenciada em Química pela Universidade
Mackenzie, licenciada em Pedagogia com habilitação em Administração e
Supervisão escolar pela Universidade de Guarulhos (UNG). Possui especialização
em Química pela Universidade Oswaldo Cruz e título de Mestre em Ensino de
Química pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou, em 2008, carreira como
coordenadora pedagógica em escola na Secretaria Municipal de Educação de São
Paulo, cargo que mantém atualmente, trabalhando com a formação de professores
da Educação Básica e pesquisa na área de Ensino de Química.
Camila Strictar Pereira
Graduou-se em Química, com habilitação em
licenciatura, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), em 2006. Possui
mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa Interunidades
de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (USP/SP). Atualmente, cursa o doutorado
em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) no mesmo Programa (PIEC/USP/SP).
Marcos Vogel
Possui Licenciatura em Química pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie e Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química)
pela Universidade de São Paulo; doutorando no mesmo programa de pós-graduação (PIEC/USP/SP).
Atualmente, é professor Assistente da Universidade Federal do Espírito Santo,
no Centro de Ciências Agrárias da UFES em Alegre (CCA-UFES); é coordenador de
área do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).
Camila Fernandes Mari
Atualmente cursa Licenciatura em Química
Universidade Federal do Espírito Santo no Centro de Ciências Agrárias da UFES
em Alegre (CCA-UFES) e é bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência
(PIBID).
Elaine Angelina
Colagrande
Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie, especialização em Química pelas Faculdades Oswaldo
Cruz e Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de
São Paulo (2008). Atualmente é professora assistente na Universidade Federal de
São Paulo (UNIFESP - Diadema/SP). Também é professora de Química no Colégio
Santa Catarina de Sena - SP.
Ivete Maria dos Santos
Professora do curso de Licenciatura em Química da
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduada em Licenciatura em Química
pela UESC e mestre em Ensino de Ciências - Modalidade Química pela Universidade
de São Paulo (USP) em 2009. Coordena um projeto de Formação Continuada de
Professores de Química da Educação Básica e desenvolve pesquisas na área de
Formação Inicial e Continuada de Professores e Educação Inclusiva. É
coordenadora de gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID). Além disso, atuou na Secretaria Municipal de Educação de
Itabuna/BA.
Viviane Borges Dias
Professora do curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciada em
Ciências Biológicas, especialista em Ensino de Ciências, pela Universidade de
Brasília (UnB) e Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do
Estado da Bahia (UNEB). Atualmente coordena a Especialização de Ensino de
Ciências e Matemática.
Rafaela Rocha de Oliveira
Professora
de Ciências Naturais da Rede Particular de Ensino na cidade de Ilhéus, Bahia.
Graduou-se em Ciências Biológicas, com habilitação em licenciatura, pela
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Parabéns pela iniciativa, pelo bonito trabalho e pelo livro ... estou na fila
ResponderExcluir