Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa
Bruna Jamila de Castro1
,Priscila Caroza Frasson Costa2
bruna_jamila@yahoo.com.br , priscilacarozza@uenp.edu.br
Resumo
Este artigo se propõe a divulgar uma pesquisa sobre as contribuições de um jogo denominado de “Super Átomo” para o ensino de Química, no Ensino Fundamental. A pesquisa, que combina as metodologias quantitativa e qualitativa, foi realizada no ano de 2010, sendo pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e analisou a aprendizagem de 54 alunos provenientes de escolas públicas do município de Bandeirantes, Paraná, Brasil. Para a coleta dos dados utilizamos questionários, que foram aplicados antes e após a aplicação do jogo, além de observação direta. Por meio dos resultados obtidos, influímos que o jogo “Super Átomo” é efetivo no processo de ensino do conteúdo em questão e que proporciona uma aprendizagem significativa, mostrando-se também competente em criar um ambiente de descontração e alegria entre os alunos, sendo um real motivador para o ensino da Química.
Palavras-chave: lúdico, Ensino Fundamental, ensino de Química.
Artigo completo em:
http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v6n2/v6n2a02.pdf
[PDF] Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química noEnsino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem …
BJ de Castro, PCF Costa - Revista Electrónica de Investigación …, 2011 - SciELO Argentina
... A educação por meio da ludicidade torna o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente ...
pode ser uma forma de instigar no aluno o interesse e a motivação necessários ... afirmaram ainda
que as atividades lúdicas são muito bem aceitas no Ensino Fundamental e Médio ...
pode ser uma forma de instigar no aluno o interesse e a motivação necessários ... afirmaram ainda
que as atividades lúdicas são muito bem aceitas no Ensino Fundamental e Médio ...
Comentários
Postar um comentário