Atividades Lúdicas no Ensino de Química
Atividades Lúdicas no Ensino de Química
Profa. Dra. Orliney Maciel Guimarães
Para Santana e Rezende (2008), as atividades lúdicas, mais do que serem aceitas como rotina da educação de alunos no Ensino Fundamental e Médio, cuja faixa etária varia entre 11 e 17 anos é uma prática privilegiada para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal e a atuação cooperativa na sociedade, como também instrumento motivador, atraente e estimulador do processo de construção do conhecimento. Estas atividades podem ser definidas de acordo com Soares (2004) como uma ação divertida, seja qual for o contexto lingüístico, desconsiderando o objeto envolto na ação. Se há regras, essa atividade lúdica pode ser considerada um jogo. O jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa, onde as mesmas devem coexistir em equilíbrio, se a
função lúdica prevalecer, não passará de um jogo2 e se a função educativa for
predominante será apenas um material didático.
O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo e das relações com regras pré-definidas. O mesmo deve ser inserido como impulsor nos trabalhos escolares. Os jogos são caracterizados como um tipo de recurso didático educativo que pode ser utilizado em momentos distintos3 como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, avaliação de conteúdos já desenvolvidos e como revisão ou síntese de conceitos importantes ao conteúdo.
Para acessar o trabalho completo vejam o link:
http://www.nre.seed.pr.gov.br/patobranco/arquivos/File/2012/Quimica/jogoscap5.pdf
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