A LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO: ASPIRAÇÕES DE PESQUISA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
A LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO: ASPIRAÇÕES DE PESQUISA
NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
THE PLAYFUL IN HIGH SCHOOL: ASPIRATIONS OF RESEARCH IN A
CONSTRUCTIVISM PERSPECTIVE
Waldirléia Baragatti Cabrera
Rosana Salvi
Universidade Estadual de Londrina / UEL
Centro de Ciências Exatas / CCE
www.@uel.br
RESUMO
O trabalho apresentado tem como objetivo central investigar a ludicidade como uma estratégia
de ensino e aprendizagem para o ensino médio. Aprender e ensinar brincando traz uma riqueza
de possibilidades de relacionamento, de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos
fazeres. A pesquisa tem como finalidade classificar, informar e justificar a validade da proposta
lúdica numa abordagem não tradicional. Apresentaremos como resultado, os fundamentos que
possibilitam a aplicação de atividades lúdicas no conteúdo de biologia, compreendendo que tal
metodologia, por sua característica dinâmica, requer trabalhos inesgotáveis dos professores,
podendo promover o desenvolvimento de oportunidades construtivas no aprimoramento e
aquisição de uma aprendizagem.
Palavras-chave: ludicidade, pedagogia, ensino médio, biologia.
Artigo completo em :
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p65.pdf
NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
THE PLAYFUL IN HIGH SCHOOL: ASPIRATIONS OF RESEARCH IN A
CONSTRUCTIVISM PERSPECTIVE
Waldirléia Baragatti Cabrera
Rosana Salvi
Universidade Estadual de Londrina / UEL
Centro de Ciências Exatas / CCE
www.@uel.br
RESUMO
O trabalho apresentado tem como objetivo central investigar a ludicidade como uma estratégia
de ensino e aprendizagem para o ensino médio. Aprender e ensinar brincando traz uma riqueza
de possibilidades de relacionamento, de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos
fazeres. A pesquisa tem como finalidade classificar, informar e justificar a validade da proposta
lúdica numa abordagem não tradicional. Apresentaremos como resultado, os fundamentos que
possibilitam a aplicação de atividades lúdicas no conteúdo de biologia, compreendendo que tal
metodologia, por sua característica dinâmica, requer trabalhos inesgotáveis dos professores,
podendo promover o desenvolvimento de oportunidades construtivas no aprimoramento e
aquisição de uma aprendizagem.
Palavras-chave: ludicidade, pedagogia, ensino médio, biologia.
Artigo completo em :
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p65.pdf
Comentários
Postar um comentário