REFORMULAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A CONFIGURAÇÃO DE UM PROCESSO INOVADOR
Por: Ivete Maria dos Santos
Esta pesquisa está inserida no campo das investigações sobre formação de professores e tem por objetivo verificar como o professor formador está reformulando o trabalho docente em relação ao desenvolvimento da prática como componente curricular. Nesse âmbito, pretendemos identificar fatores que possam favorecer o processo de inovação. Para fundamentação do estudo apoiamo-nos para tratar de
inovação em Huberman (1973), Thurler (2001), Carbonell (2002) e Cunha (2004), entre outros; Trabalho docente em Tardif e Lessard (2005); Currículo em Sacristán (2000), Silva (1999); e Professor-pesquisador em Stenhouse (1991), Elliott (1996; 2000), André (2001; 2008), entre outros. O estudo foi realizado com quatro professores do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz. Optou-se pela utilização de uma abordagem qualitativa, nas quais foram utilizados para coleta de dados, a análise documental, questionário e entrevista. Os dados foram analisados através do método de Análise de Conteúdo (Bardin, 2003). Os resultados obtidos apontaram possibilidades de mudança na prática pedagógica de três professores, pois foi possível encontrar fatores que favorecem a configuração de um processo inovador, tais como: abertura para a mudança, flexibilidade na organização do trabalho, ruptura
com a forma tradicional de ensinar e aprender, reconfiguração dos saberes, reorganização da relação teoria/prática, revisão da relação professor-aluno e cooperação entre seus pares. Concluímos que houve uma contribuição da reformulação curricular, principalmente da implantação da prática como componente curricular no processo de inovação do trabalho docente.
http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Ivete_Maria_dos_Santos.pdf
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