FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DAS RELAÇÕES CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS


FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DAS RELAÇÕES CTS NO  ENSINO DE CIÊNCIAS
EPISTEMOLOGICAL FOUNDATIONS OF STS RELATIONS IN SCIENCE  TEACHING
Luciana de Nazaré Farias1
Werventon dos Santos Miranda 
Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho

RESUMO
Nesse artigo os autores visam discutir os fundamentos epistemológicos das relações CTS (Ciência, Tecnologia,  Sociedade) presentes em temas considerados socialmente relevantes no ensino de ciências. Foi considerado que um dos principais objetivos do ensino de ciências numa  abordagem CTS é o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões por parte dos  estudantes, contribuindo, assim, para sua participação na sociedade. Embora haja uma busca  por mudanças, as pesquisas têm mostrado que, nas escolas, os conhecimentos científicos  ainda são apresentados aos alunos com status de conhecimento superior aos demais, como  sendo a verdade absoluta. Como resultados preliminares, as pesquisas  apontam para uma crescente valorização dos estudos CTS, que indicam a necessidade de  explorar os conhecimentos sob um caráter mais amplo, buscando trabalhar ciências numa  perspectiva curricular, cuja lógica de organização é estruturada em temas, com os quais são  selecionados os conteúdos de ensino de ciências. Entretanto, o desenvolvimento da  abordagem CTS nas escolas ainda é um desafio, pois a ciência e a tecnologia são abordadas  de forma meramente ilustrativa, dissociadas das discussões de nosso tempo, em que  paradoxalmente vivemos em constante contato com aparatos científicos e tecnológicos. É  preciso contrastar as visões oficiais presentes nos sistemas de ensino e constituir fontes de  visões alternativas para o ensino de ciências, buscando avançar no sentido de concepções de  ciências e seu ensino, concernentes com o século XXI. 

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