FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DAS RELAÇÕES CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DAS RELAÇÕES CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
EPISTEMOLOGICAL FOUNDATIONS OF STS RELATIONS IN SCIENCE TEACHING
Luciana de Nazaré Farias1
Werventon dos Santos Miranda
Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho
Nesse artigo os autores visam discutir os fundamentos epistemológicos das relações CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) presentes em temas considerados socialmente relevantes no ensino de ciências. Foi considerado que um dos principais objetivos do ensino de ciências numa abordagem CTS é o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões por parte dos estudantes, contribuindo, assim, para sua participação na sociedade. Embora haja uma busca por mudanças, as pesquisas têm mostrado que, nas escolas, os conhecimentos científicos ainda são apresentados aos alunos com status de conhecimento superior aos demais, como sendo a verdade absoluta. Como resultados preliminares, as pesquisas apontam para uma crescente valorização dos estudos CTS, que indicam a necessidade de explorar os conhecimentos sob um caráter mais amplo, buscando trabalhar ciências numa perspectiva curricular, cuja lógica de organização é estruturada em temas, com os quais são selecionados os conteúdos de ensino de ciências. Entretanto, o desenvolvimento da abordagem CTS nas escolas ainda é um desafio, pois a ciência e a tecnologia são abordadas de forma meramente ilustrativa, dissociadas das discussões de nosso tempo, em que paradoxalmente vivemos em constante contato com aparatos científicos e tecnológicos. É preciso contrastar as visões oficiais presentes nos sistemas de ensino e constituir fontes de visões alternativas para o ensino de ciências, buscando avançar no sentido de concepções de ciências e seu ensino, concernentes com o século XXI.
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