Alguns livros que todo educador químico deve ler!!!!

Manual de Química Experimental

Manual de Química Experimental
Manual de Química Experimental
Autor:Divulgação

Álvaro Crispino, Pedro Faria – Editora Átomo – Brasil – 2010
Este manual insere-se nas fontes de consulta rápida para usuários de laboratórios de química e áreas afins. Ele é indicado tanto para a formação de alunos, quanto para o desempenho positivo das atividades de professores e técnicos de laboratório, que têm suas necessidades específicas atendidas nesta fonte de pesquisa. Atende tanto os que ainda não têm qualquer familiaridade com o laboratório, e que não conhecem o que nele existe, como aquele que ali trabalha rotineiramente. Descreve o ambiente de laboratório, desde a sua concepção, escolha dos materiais mais adequados para a sua construção, sinalização e disposição dos insumos, normas de conduta, cuidados e precauções.


Alquimistas e Químicos

Alquimistas e Químicos
Alquimistas e Químicos
Autor:Divulgação

José Átila Vanin – Editora Moderna – Brasil
O fascínio da química e a capacidade que ela confere ao homem de transformar materiais e de viver em um mundo melhor impregnam as páginas deste livro, dando uma visão atraente dessa ciência. Da química do homem primitivo ao progresso da fase moderna, as etapas envolveram mentes, conhecimentos e intenções.


Lavoisier – O Estabelecimento da Química Moderna

Lavoisier – O Estabelecimento da Química Moderna
Lavoisier – O Estabelecimento da Química Moderna
Autor:Divulgação

Carlos Alberto L. Filgueiras – Editora Odysseus – Brasil – 2007 – 2ª edição
Se fosse possível resumir o conhecimento científico atual em uma única frase, ela seria: "o aspecto fundamental da Natureza é a transformação". O aspecto mais importante da obra de Lavoisier é uma profunda revisão da compreensão das transformações materiais que ocorrem no mundo. Lavoisier é um exemplo perfeito de grande cientista: extremamente meticuloso na execução de seus experimentos, criativo em suas ideias, independente e corajoso em seu pensamento, e correto com seus colegas e colaboradores. Lavoisier não passou a vida isolado num laboratório e teve uma influente atuação social e política.
Carlos Filgueiras dá vida à ciência e à pessoa de Lavoisier mediante explicações científicas claras e acessíveis e, ao mesmo tempo, explora sua importância no contexto histórico em que originaram.


Química através do Lúdico – Brincando e Aprendendo

Química através do Lúdico
Química através do Lúdico
Autor:Divulgação

José Vicente Lima Robaina – Editora Ulbra – Brasil – 2008 – 1ª edição
Química através do Lúdico, como o nome indica, oferece a alunos e professores do ensino médio a oportunidade de aprender jogando. A obra valoriza a pedagogia das situações-problema como uma prática que instiga os alunos a buscarem respostas cuja construção resulta necessariamente numa nova aprendizagem. Sem dúvida, esse livro tornará as aulas de Química muito mais criativas e prazerosas, em um processo interativo no qual professores e alunos tornam-se parceiros na busca do conhecimento.


Os Botões de Napoleão

Os Botões de Napoleão
Os Botões de Napoleão
Autor:Divulgação

Penny Le Couteur, Jay Burreson – Editora Zahar – 2006 – 1ª edição
Será que podemos explicar o fracasso da campanha de Napoleão na Rússia, em 1812, por algo tão insignificante quanto um botão? Quando exposto a temperaturas baixas, o estanho se esfarela, e todas as fardas dos regimentos de Napoleão eram fechadas com botões feitos desse material.
Com estilo cativante, temperado com diversas histórias curiosas, a professora de química Penny Le Couteur e o químico industrial Jay Burreson fazem uma fascinante análise de 17 grupos de moléculas que, como o estanho daqueles botões, influenciaram o curso da história. Essas moléculas produziram grandes feitos na engenharia e provocaram importantes avanços na medicina e no direito. Além disso, determinaram o que hoje comemos, bebemos e vestimos.


O que Einstein disse a seu Cozinheiro

O que Einstein disse a seu Cozinheiro
O que Einstein disse a seu Cozinheiro
Autor:Divulgação

Robert L. Wolke – Editora Zahar – 2002
Você sabia que nem todo o álcool evapora quando se cozinha com cerveja ou vinho? Por que nada gruda em uma frigideira antiaderente? O que faz as gorduras ficarem rançosas? Em mais de 100 pares de perguntas e respostas que podem ser consultados independentemente, esse livro explica pão pão queijo queijo a ciência da cozinha. Acessível e inteligente, descarta informações e mitos que passaram do prazo de validade e ajuda você a interpretar rótulos e propagandas. Deliciosas receitas criadas especialmente para demonstrar princípios científicos, dicas, um glossário e sugestões de leitura complementam o banquete.


Jogos no Ensino de Química e Biologia

Jogos no Ensino de Química e Biologia
Jogos no Ensino de Química e Biologia
Autor:Divulgação

Neusa Nogueira Fialho – Editora IBPEX – Brasil – 2007
A obra propõe uma metodologia diferenciada para ensino de química e biologia, com práticas bastante difundidas e incentivadas em ambientes acadêmicos. São propostas voltadas ao professor, instrumentalizando-o a trabalhar com o jogo do mico, o jogo de dados, o jogo das caixinhas, o dominó, o jogo do L invertido, o quebra-cabeça e o stop, ao mesmo tempo em que é garantida a aprendizagem dos conceitos.


Didática da Química – Fundamentos e Práticas para o Ensino Médio

Didática da Química
Didática da Química
Autor:Divulgação

Murilo Cruz Leal – Editora Dimensão – Brasil
A obra traz apontamentos centrados em teorias e conceitos que fundamentam a prática do ensino da química no ensino médio. Traz ainda sugestões de atividades e abordagens visando a práticas de ensino-aprendizagem mais diversificadas e significativas.
O livro está organizado em temáticas mais amplas distribuídas em três capítulos: A estrutura e o funcionamento da química e de suas implicações para o ensino-aprendizagem; Possibilidades curriculares para o ensino médio; Abordagens e recursos metodológicos para aulas de química.


Química na Cabeça

Química na Cabeça
Química na Cabeça
Autor:Divulgação

Alfredo Luís Mateus – Editora UFMG – Brasil
O livro reúne diversas experiências, explicações e fatos interessantes sobre a química. Mostra mais de perto alguns materiais: água, cristais, plásticos, corantes e pigmentos, e como eles se comportam em diversas situações. As atividades apresentadas ao longo do texto são simples, acessíveis e capazes de criar interesse nos leitores.


Princípios de Química – Questionando a vida moderna e o meio ambiente

Princípios de Química
Princípios de Química
Autor:Divulgação

P. Atkins, L. Jones – Editora Bookman – 2011 – 5ª edição
O livro apresenta a química como algo dinâmico e atual. Mostra a relação entre as ideias químicas fundamentais e suas aplicações. Enfatiza as técnicas e aplicações modernas. Diferentemente de outros textos, o livro começa por um retrato detalhado do átomo e, a partir daí, progride até a fronteira da química, mostrando sempre como resolver problemas, pensar sobre a natureza e a matéria, e visualizar conceitos químicos, da mesma forma que o fazem os químicos profissionais.


Técnicas Criativas para Dinamizar Aulas de Química

Técnicas Criativas para Dinamizar Aulas de Química
Técnicas Criativas para Dinamizar Aulas de Química
Autor:Divulgação

Mariza Magalhães – Editora Muiraquitã – Brasil – 2ª edição
O objetivo deste livro é fornecer opções aos mestres em suas tarefas cotidianas, além de tentar promover o estreitamento das relações entre professores e alunos.
Basicamente são seis técnicas simples que envolvem o conteúdo programático, o laboratório (ou sala) de ciências, os temas para pesquisas, a avaliação da aprendizagem, as visitas orientadas e a elaboração de projetos interdisciplinares, em datas comemorativas. De forma simples e clara, a autora sugere como utilizar recursos já conhecidos e de acesso fácil com uma nova roupagem mais atraente e criativa, mas sem colocar de lado o conteúdo formal de química.


Educação em Química – Compromisso com a Cidadania

Educação em Química
Educação em Química
Autor:Divulgação

Wildson Luiz Pereira dos Santos, Roseli Pacheco Schntzler – Editora Unijuí – Brasil – 2010 – 4ª edição
É uma obra dedicada ao ensino de química, cujos fundamentos em termos de princípios para a formação da cidadania são de interesse para todos que trabalham no ensino de ciências. A obra, que nesta edição foi revisada e ampliada, apresenta uma nova leitura sobre o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de ciências.


Tudo o que Você Faz Tem a Ver com Química

Tudo o que Você Faz Tem a Ver com Química
Tudo o que Você Faz Tem a Ver com Química
Autor:Divulgação

Mariza Magalhães – Editora Livraria da Física – Brasil
Este livro é um auxílio aos didáticos convencionais. Os assuntos apresentam-se ordenados de acordo com as atividades cotidianas de uma pessoa, do despertar ao adormecer. Isso permite a identificação, por parte do leitor, da presença permanente de fenômenos químicos distintos em seu dia-a-dia. Em linguagem simples, a obra está dividida em capítulos curtos que passam pela higiene doméstica, tecidos e roupas, objeto de uso diário, exercícios físicos, alimentação, remédios transporte e lazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo da Tabela Periódica

Experiências de Ciências para Crianças