Improvisações Teatrais no Ensino de Química: Interface entre Teatro e Ciência na Sala de Aula
Autores:
Hélio da Silva Messeder Neto
Barbara Carine Soares Pinheiro
Nídia Franca Roque
Barbara Carine Soares Pinheiro
Nídia Franca Roque
Relatos de Sala de Aula
Motivar o estudante do ensino médio a estudar química vem sendo um desafio constante enfrentado pelos professores. Muitas alternativas para vencer esse desafio vêm sendo propostas, entre elas, o uso das improvisações teatrais, que é uma alternativa lúdica que pode ser utilizada na sala de aula, não apenas para motivar os estudantes, mas também para levantar concepções prévias e posteriores ao ensino de um conteúdo. Trazer o teatro para sala de aula é uma tentativa de integrar ciência e arte, contribuindo para uma formação mais ampla e consciente no ensino médio. Esse trabalho mostra uma metodologia para improvisações teatrais, aplicadas à avaliação em química, pautada no referencial da psicologia de Vygotsky e na metodologia de Viola Spolin, e apresenta os resultados alcançados com uma turma de 1º ano do ensino médio.
improvisações teatrais, ludicidade, ensino de química
temas ambientais, ensino de ciências da natureza, Enem
Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/06-RSA-37-11.pdf
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