Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química
Autores:
Edson José Wartha
Erivanildo Lopes da Silva
Nelson Rui Ribas Bejarano
Erivanildo Lopes da Silva
Nelson Rui Ribas Bejarano
Coceitos Científicos em Destaque
O presente trabalho pretende fazer uma análise de textos que abordam aspectos relacionados ao uso dos termos cotidiano e contextualização no ensino de química, procurando esclarecimentos acerca dos pressupostos epistemológicos e pedagógicos relacionados ao ensino dessa disciplina. Verifica-se que há apropriações variadas dessas duas perspectivas que, por vezes, reduzem-se apenas à contextualização, abordada de uma maneira geral. Conclui-se que, ao fazer uso da perspectiva de contextualização, os trabalhos devem se referir a quais correntes teóricas se filiam. Em termos da perspectiva de uso do termo cotidiano, percebemos que há veiculação, muitas vezes, de visões ingênuas ou pueris.
cotidiano, contextualização e ensino de química
temas ambientais, ensino de ciências da natureza, Enem
Comentários
Postar um comentário