Química para Crianças: Levando divertimento aos experimentos
A ciência é
definida como conhecimento ganho através da observação e do estudo da
experiência, representando o cotidiano para as crianças, mesmo se tratando de
crianças menores.
De acordo com
Williams (2003) as crianças trazem consigo uma série de conhecimentos e
experiências, fazendo com que o professor possua a função de descobrir o que os
educandos já sabem e iniciar o trabalho a partir desse ponto, pois no ensino de
ciências o melhor método consiste em uma abordagem integrada.
Segundo os estudos de Santana (2012) a vantagem de se utilizar
um método de ensino centrado nos alunos reside no fato de poder trabalhar em
conformidade com níveis adequados às suas capacidades, interesses e
necessidades. Fazendo com que as crianças estejam envolvidas emocionalmente em
todo processo facilitando assim a aprendizagem.
O Público-alvo desta pesquisa é constituído por 245
alunos, com faixa etária de 6 a 12 anos, cursando desde o 1º ao 5º anos do
ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino na cidade de
Itabuna, no estado da Bahia. O objetivo desse trabalho é introduzir uma
iniciação científica através de experimentos realizados no laboratório de
ciências, fazendo com que as ciências se tornem uma parte das atividades
diárias e uma experiência significativa para as crianças.
Foram realizadas algumas atividades experimentais com
aspectos lúdicos envolvendo os respectivos assuntos de cada turma trabalhada (1º
ao 5º anos). Esses experimentos foram realizados no laboratório didático de
ciências existente na escola.
Observamos que ao aplicar à metodologia as crianças
começam em níveis diferentes, sem deixarem de participar em todo o processo
pedagógico. Mas esse fator não as inibe, pois foi percebido que em todos os
momentos da aplicação os educandos são curiosos e perguntam sobre o que está
acontecendo.
A partir das observações realizadas pelos professores
constatamos que a aplicação da metodologia foi benéfica em todos os aspectos,
pois a investigação científica vai ajudando as crianças a desenvolverem a
capacidade de pensar, raciocinar e observar, que são habilidades valiosas em
todos os aspectos de suas vidas, facilitando a formação de futuros cidadãos
críticos.
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LEAL,
M. C. Didática da Química: Fundamentos e Práticas para o Ensino Médio. Belo
Horizonte: Dimensão, 2009, 120 p.
MORAES, E. y REZENDE, D. (2009). Atividades lúdicas como elementos
mediadores da aprendizagem no ensino de ciências da natureza. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra
VIII Congreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las
Ciencias, Barcelona, pp. 1008-1012. http://ensciencias.uab.es/congreso09/numeroextra/art-1008-1012.pdf
SANTANA, Eliana
Moraes. O Uso
do Jogo Autódromo Alquímico como mediador da aprendizagem no Ensino de Química.
São Paulo, 2012. 202p. Dissertação de Mestrado- Instituto de Física, Instituto
de Química, Instituto de Biociências- Faculdade de Educação- Universidade de
São Paulo.
WILLIAMS, R.A; ROCKWELL,R.E.;
SHERWOOD, E. A. Ciência para crianças.
Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget. 2003.
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