Desenvolvendo Funções Psicológicas Superiores através do uso de Jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química.
A partir do uso de atividades lúdicas percebe-se o desenvolvimento e favorecimento das funções
psicológicas superiores ( Leontiev, 2003) que são fundamentais para o aprimoramento do lado cognitivo do aluno.
Segundo Vygotsky (2005),é importante que se trabalhe com esses aspectos na fase da adolescência (12-18 anos), pois, o adolescente produz um importante avanço no desenvolvimento
intelectual, formando-se verdadeiros conceitos. O pensamento por conceito abre para o jovem um
mundo da consciência social, e o conhecimento da ciência, da arte e as diversas esferas da vida
cultural podem ser corretamente assimiladas. Por meio do pensamento em conceito ele chega a
compreender a realidade, as pessoas ao seu redor e a si mesmo. O pensamento abstrato desenvolve-se cada vez mais e o pensamento concreto começa a pertencer ao passado. O conteúdo do pensamento do jovem converte-se em convicção interna, em orientações dos seus interesses, em normas de conduta, em sentido ético, em seus desejos e seus propósitos. (Melo,2005).
Este estudo tem como objetivo verificar quais as Funções Psicológicas superiores são desenvolvidas através da mediação de atividades lúdicas no ensino de Química. ( Santana e Rezende, 2010 ; Santana 2012)
Para ter acesso ao trabalho completo acessem:
http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0047-2.pdf
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